Aesp/CE promove Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal

30 de setembro de 2025 - 13:32 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu o Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal Turma 1 – 2025, com profissionais de diversas instituições, como o próprio Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), a Polícia Militar do Ceará (PMCE), as Defesas Civis dos municípios de Maracanaú, Maranguape, Pacatuba e Uruburetama, a Guarda Municipal de Aracati e o Exército Brasileiro.

Durante a última aula, ocorrida na sexta-feira (26), os profissionais vivenciaram a realidade de um incêndio e colocaram em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, conforme explica o coordenador da qualificação, tenente-coronel Naum Maurício: “Os alunos estão fazendo a prática de combate a incêndio, utilizando as técnicas de fazer aceiros. Destinamos uma área controlada para realizar as técnicas”, explica. O aceiro, citado pelo oficial, é uma faixa de terreno em que a vegetação é removida com o objetivo de criar uma barreira para evitar que as chamas se propaguem.

Ao todo, foram 100 horas/aula, com disciplinas como Teoria Geral dos Incêndios Florestais; Legislação e Crimes Ambientais; Meteorologia e seus efeitos nos Incêndios Florestais; Equipamentos, fardos e ferramentas de combate a incêndio florestais; Sistema de Comando de Incidentes – SCI; Marchas e Estacionamentos; Softwares para serviços em Incêndios Florestais; Orientação, Busca e Resgate; e Técnicas de Combate a Incêndio Florestal.

Entre os alunos estava a guarda municipal de Aracati, Priscilla Reis, que elogiou o curso promovido pela Aesp/CE: “A gente tem muito a agradecer à Aesp por essa oportunidade. Pretendemos levar todo o nosso aprendizado para a nossa região, nossa área de Aracati. Esse período de julho a dezembro é um período de maior intensificação das queimadas e a gente vai levar todo o nosso aprendizado para as comunidades mais interioranas, onde acontecem os maiores focos de incêndio”, comentou.