Aluno do Colégio da Polícia Militar salva idoso de engasgo em Juazeiro do Norte

18 de setembro de 2025 - 15:42 # # # #

Um aluno do 2º Colégio da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Cel Hervano Macêdo, de apenas 12 anos, já pode incluir no currículo que salvou uma vida. Na noite dessa terça-feira (16), o adolescente viu um idoso sofrendo um engasgo, no bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do estado. O jovem estudante teve a iniciativa de aplicar com sucesso a manobra de Heimlich.

O adolescente trafegava pelo bairro, quando visualizou um homem sofrendo um engasgo. A vítima, de 66 anos, estava com um pedaço de carne preso à garganta e já estava desfalecendo. O jovem, imediatamente, aplicou corretamente a manobra de Heimlich.

“Aprendemos tanto a manobra quanto outras técnicas de primeiros socorros no Colégio da Polícia Militar. No momento, fiquei eufórico porque era uma vida em perigo, mas depois veio a felicidade de poder ajudar e salvar uma pessoa”, descreveu o adolescente.

Instantes após o ocorrido, uma viatura da Força Tática (FT) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) chegou ao local. Segundo a composição, o adolescente atuou com tranquilidade e demonstrou preparo, além de se emocionar ao ver a vítima abraçá-lo em agradecimento. Nessa quarta-feira (17), o herói-mirim do Colégio da Polícia Militar foi homenageado na escola.

Para o comando do colégio, a ação demonstra a importância da formação integral oferecida aos alunos. “Ao chegar ao colégio, todo estudante passa por uma semana de adaptação, que inclui aulas de primeiros socorros. Ver que esse conhecimento ultrapassou os muros da escola e serviu para salvar uma vida é motivo de orgulho para todos nós”, destacou o comandante do 2º CPM, Tenente-Coronel Agra Filho.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE.