Ação da PMCE e do ICMBio resulta na prisão de homem suspeito de incêndio criminoso no entorno da Floresta Nacional do Araripe

17 de setembro de 2025 - 14:50 # # # # # #

O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em ação conjunta com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), prendeu em flagrante um homem, de 48 anos, suspeito de provocar um incêndio criminoso, nesta terça-feira (16), no entorno da Floresta Nacional do Araripe, no município de Crato – Área Integrada da Segurança 19 (AIS 19) do Estado.

A ocorrência foi registrada após denúncias de moradores que relataram fogo em área de mata na zona rural. O incêndio teve início por volta das 11h30 e só foi controlado às 16h, após horas de combate realizado de forma integrada pela Brigada de Incêndio do ICMBio, Brigada Municipal do Crato, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e comunitários locais.

As equipes do BPMA e do ICMBio realizaram diligências e localizaram o suspeito, que confessou o crime durante a abordagem. Ele foi apresentado à Delegacia Regional de Crato e autuado em flagrante por provocar incêndio em floresta.

Durante a ação, ficou constatado que as chamas atingiram área de vegetação nativa, colocando em risco a biodiversidade e comunidades próximas. A legislação prevê pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa, para quem provocar incêndio em floresta ou demais formas de vegetação.

Com informações da Ascom da PMCE.