Polícia Militar captura 19 suspeitos de atos criminosos relacionados à soltura de fogos de artifício
16 de setembro de 2025 - 10:00 #Ação rápida #CPRaio #Investigação #PMCE #Prisão #segurança #SSPDS #Suspeitos capturados
SSPDS reforça que manterá seus esforços no intuito de identificar e capturar, por meio das forças vinculadas, outros envolvidos nos atos criminosos
Em ações rápidas que uniram a ostensividade de composições da Polícia Militar do Ceará (PMCE), informações de inteligência e investigações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), 19 pessoas suspeitas de participação em atos criminosos relacionados à soltura de fogos de artifício foram capturadas, nessa segunda-feira (15), em pontos distintos de Fortaleza e Região Metropolitana. Além das capturas, a PMCE apreendeu armas, munições e fogos de artifícios. A investigação está a cargo do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).
No bairro Autran Nunes – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6), o Comando de Policiamento das Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio/PMCE) prendeu quatro homens e apreendeu três caixas de fogos de artifício e celulares. Os suspeitos têm 21, 31 e 35 anos. Os dois últimos já respondem por crimes de porte e posse irregular de arma de fogo, tráfico de drogas, roubo e receptação. Em decorrência dos atos criminosos praticados nesta ocorrência, foram autuados por organização criminosa.
Já no bairro Parque Santa Maria (AIS 3), dois homens foram presos em flagrante pela 2ª Cia do 16º Batalhão PMCE. Um dos capturados, um homem de 18 anos, tinha histórico de ato infracional análogo a crime contra a administração pública. Contra ele, ainda constava um mandado de busca e apreensão em aberto. O outro suspeito é um homem de 22 anos, que já respondeu anteriormente por dois crimes de porte ilegal de arma de fogo, receptação e corrupção de menor. Foram apreendidos cinco fogos de artifício nesta ação, além de um celular. Ainda na AIS 3, outros dois homens foram presos pelo CPRaio/PMCE. As capturas aconteceram no bairro Paupina. Com eles, os raianos apreenderam cerca de 16 fogos de artifício, entre deflagrados e intactos. Dois celulares também foram recolhidos pelos PMs. Os presos têm 25 e 27 anos, sendo que o último já responde por tráfico de drogas.
No bairro Vicente Pinzón (AIS 1), os PMs prenderam um homem de 24 anos com oito unidades de fogos de artifício, um celular e uma motocicleta. No mesmo bairro, um adolescente de 17 anos foi conduzido com 11 unidades de fogos de artifício e um celular. A ocorrência foi conduzida à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde ele foi escutado e um procedimento por crime contra a incolumidade pública foi instaurado para apurar sua participação.
Em continuidade aos trabalhos, uma composição de raianos prendeu outros dois homens, no bairro Cristo Redentor (AIS 8). Com eles, os PMs apreenderam uma pistola, um carregador de pistola e cerca de 40 munições não deflagradas. Os suspeitos são homens de 24 anos, com antecedentes por dois crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido; e um homem de 25 anos. Eles foram autuados por organização criminosa e posse irregular de arma de fogo.
No bairro Floresta (AIS 8), em Fortaleza, uma composição do CPRaio/PMCE identificou e capturou três homens, além de ter conduzido também três adolescentes. Com o grupo, os raianos apreenderam cerca de 16 caixas de fogos de artifício e outras 11 unidades do material. Cinco celulares foram recolhidos pela PMCE. Os flagranteados são: um homem de 28 anos, com antecedentes por uso ou dependência de entorpecentes; um homem de 18 anos; e um homem de 19 anos, com antecedentes por receptação. A participação dos adolescentes será investigada.
Outras ações
Em Maranguape (AIS 24), no bairro Novo Maranguape II, os PMs apreenderam cerca de três unidades de fogos de artifício e isqueiro. Dois adolescentes foram conduzidos, com o material, à PCCE, que segue em investigação para identificar a relação entre os dois e o grupo criminoso. No Bom Jardim (AIS 2), em Fortaleza, uma arma de fogo calibre 12 foi apreendida em uma área de vegetação. A ação teve apoio de uma composição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
Balanço
A SSPDS destaca que, entre janeiro e agosto deste ano, foram realizadas 1.418 prisões e apreensões de suspeitos ligados a grupos criminosos, o que representa um aumento de 61,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 878 capturas.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem o trabalho policial. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181, por meio de mensagens de texto, áudios, vídeos e fotografias. Outra opção é a “e-denúncia”, disponível no site do serviço 181, no endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br