Equipe da PMCE conquista título inédito no Open de Jiu-Jitsu da Segurança Pública no RN

16 de setembro de 2025 - 14:18 # # # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) alcançou, pela primeira vez, o título de campeã por equipe do Open de Jiu-Jitsu da Segurança Pública. O evento foi realizado no ginásio Jorge Tavares, em Parnamirim (RN), onde a equipe cearense, composta por 20 atletas, sendo 18 homens e duas mulheres, conquistou 102 pontos. No ano passado, oito PMs conquistaram o pódio individual.

As equipes que ocuparam a segunda e a terceira posições desta edição foram a Polícia Militar da Paraíba (PMPB), com 71 pontos, e a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte (PCRN), com 63 pontos. A equipe da PMCE conquistou 24 medalhas no total, sendo sete de ouro, 11 de prata e seis de bronze, consolidando o resultado inédito.

“O Open de Jiu-Jitsu da Segurança Pública prepara os atletas para outras competições de jiu-jitsu, fazendo com que os policiais se mantenham focados nessa missão árdua de estarem preparados física e mentalmente para o enfrentamento da violência. Além disso, contribui individualmente com cada profissional das Forças de Segurança que atuam na área, uma vez que o jiu-jitsu desenvolve a autoconfiança, o preparo físico, o preparo mental e outras habilidades imprescindíveis para a nossa atividade de segurança”, comentou o chefe da delegação, o tenente-coronel Marcos Leandro.

Ao todo, a competição reuniu cerca de 150 competidores, incluindo civis e militares de Forças de Segurança, como: Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), Polícia Militar da Paraíba (PMPB), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN), Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército e Marinha.

“Os policiais que praticam jiu-jitsu normalmente estão mais preparados para o chamado combate corpo a corpo, causando o mínimo de efeito colateral ao imobilizar um indivíduo que esteja em reação ativa contra os profissionais de segurança pública, desde que esteja desarmado. Assim, o jiu-jitsu proporciona aos policiais esse preparo físico, mental e técnico”, complementou o policial militar que integra o Comando Tático Motorizado (Cotam) da PMCE.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE.