PCCE prende suspeito de manter aves silvestres em cativeiro e resgata 13 animais em Fortaleza
12 de setembro de 2025 - 16:37 #Cetas/Ibama #PCCE #Prisão em flagrante
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu em flagrante um homem, de 40 anos, nessa quinta-feira (11), pelo crime ambiental de manter animais silvestres ameaçados de extinção em cativeiro sem autorização dos órgãos ambientais. A captura aconteceu no bairro Messejana – Área Integrada de Segurança (AIS) de Fortaleza.
Com o suspeito, os policiais civis da Delegacia de Polícia Civil de Proteção ao Meio Ambiente resgataram oito filhotes de papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva), um papagaio-verdadeiro adulto (Amazona aestiva), dois periquitos, sendo um da espécie asa amarela (Brotogeris chiriri) e o outro da espécie do Sertão (Eupsittula cactorum), um galo campina (Paroaria dominicana) e um cancão (Cyanocorax cyanopogon).
As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama), onde passam por avaliação de médicos veterinários e biólogos, para então serem restituídas à natureza. O investigado foi conduzido até a delegacia, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante e colocado à disposição do Poder Judiciário.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.
As denúncias também podem ser feitas para o telefone (85) 3101-7596, da Delegacia de Polícia Civil de Proteção ao Meio Ambiente. O sigilo e o anonimato são garantidos.