Aesp/CE capacita profissionais da Ciopaer em curso de familiarização da aeronave EC135 P2+

11 de setembro de 2025 - 14:24 # # # # # # #

Com profissionais ainda mais capacitados, o treinamento também gera economia para o Estado, ao reduzir a necessidade de manutenções externas

Profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) estão participando do Curso de Familiarização da Aeronave EC135 P2+ e do Motor PW206B2, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A capacitação, iniciada no último dia 1º de setembro, é realizada por meio da Célula de Ensino Integrado.

Com carga horária de 160 horas/aula, o curso reúne instruções teóricas e práticas que visam dotar os profissionais — especialmente aqueles que atuam na área de mecânica da Ciopaer — de conhecimentos necessários para garantir a operação segura da aeronave.

O instrutor da Aesp/CE, subtenente PM Burton Deyves, que também é lotado na Ciopaer, destaca que a qualificação proporciona ganhos diretos para a atividade e também economia para o Estado.

“Esse curso reflete diretamente na função de cada profissional e nos procedimentos que cada um executará. Eles são capacitados e aprendem como realizar um determinado trabalho, como fazer um pré-voo, conhecer a aeronave e, até mesmo, lidar com possíveis panes, sabendo como saná-las dentro da sua capacidade. Assim, além de termos um serviço de melhor qualidade, realizado pelos próprios técnicos, isso gera economia para o Estado, pois não será necessária a realização de serviços fora daqui, por exemplo”, explica.

Até o dia 24 de setembro, os policiais terão instruções sobre os rotores principal e de cauda, além dos sistemas de combustível, elétrico, hidráulico e de comandos de voo. Também serão apresentados os mecanismos de segurança, como a proteção contra fogo, os sistemas de iluminação, aquecimento, ventilação, comunicação e navegação. O treinamento inclui ainda o estudo do motor PW206B2, sua instalação, comandos, sistemas de indicação, lubrificação, partida, ar e escapamento de gases. Por fim, os participantes receberão orientações sobre identificação e solução de falhas (troubleshooting).

Para o sargento PM Neilson, aluno do curso que atua há 17 anos na Ciopaer como mecânico de manutenção de aeronaves, a capacitação é fundamental: “É um curso de grande valia e importância, além de ser uma exigência da legislação. Nós, como técnicos de manutenção, precisamos ter a qualificação para poder atuar nas aeronaves. Estamos com o curso de familiarização da aeronave EC135 P2+, com instrutores muito capacitados, inclusive com formação no exterior. Nós queremos agradecer muito pela oportunidade”, ressaltou.