Polícia Militar resgata e encaminha cachorro para clínica veterinária em Juazeiro do Norte

5 de setembro de 2025 - 16:38 # # # # # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), resgatou um cachorro que estava com um quadro clínico compatível com convulsões no município de Juazeiro do Norte – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. A ação ocorreu na manhã dessa quinta-feira (4), após denúncia encaminhada ao policiamento ambiental.

A equipe do BPMA foi acionada para resgatar um cachorro em evidente estado de sofrimento, apresentando quadro clínico compatível com convulsões (espasmos musculares generalizados) e salivação excessiva (espuma pela boca). O animal, aparentemente de rua, foi atendido com aplicação dos primeiros socorros básicos no local realizados pelos policiais militares.

Posteriormente, o cão foi resgatado com manuseio cuidadoso para evitar maiores traumas e conduzido ao Centro de Acolhimento Animal da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte para avaliação inicial. Com base no diagnóstico preliminar, foi efetuado o encaminhamento para atendimento veterinário especializado na Clínica da Unileão, onde recebeu os cuidados médicos necessários. O cachorro segue internado. Os policiais militares aguardam o resultado dos exames do animal para possivelmente repassar o caso para a Polícia Civil da região. 

Proteção Legal

Quem pratica maus-tratos contra cães comete crime previsto no Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Em 2020, a Lei nº 14.064 aumentou a pena especificamente para casos de maus-tratos contra cães e gatos.

Pena prevista:
Reclusão de 2 a 5 anos,
Multa,
Proibição da guarda de animais.

Se o animal morrer em decorrência dos maus-tratos, a pena pode ser aumentada.
Além disso, o responsável pode ser processado civilmente para arcar com despesas veterinárias e indenizações. A denúncia pode ser feita à polícia, ao Ministério Público ou órgãos ambientais.