Supesp promove reunião de trabalho do Programa Cientista Chefe no Cisp
4 de setembro de 2025 - 17:51 #CISP #LEV/UFC #Programa Cientista Chefe #Supesp #UFABC
A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) promoveu, nesta quinta-feira (4), uma reunião de trabalho que reuniu profissionais das Forças de Segurança do Ceará e integrantes do Programa Cientista Chefe. O encontro, realizado no auditório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), contou com a presença do secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chaves, da nova superintendente da Supesp, Juliana Barroso, e do cientista chefe da Segurança Pública, professor doutor César Barreira. A agenda também contou com a participação do coordenador do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (LEV/UFC), Luiz Fábio Paiva; da professora doutora em Sociologia da Universidade Federal do ABC (UFABC), Camila Nunes Dias, entre outros pesquisadores.
A importância da troca de conhecimentos entre os profissionais da segurança pública e pesquisadores de universidades foi ressaltada pela superintendente da Supesp, Juliana Barroso. “O nosso papel, enquanto Supesp, também é estudar as dinâmicas de grupos criminosos para direcionar as ações das nossas Forças de Segurança de forma mais estratégica e eficaz. Esse diálogo entre a gestão e a academia representa isso. Era para ser uma reunião de trabalho, mas, com tantas trocas, acabou se transformando em um momento tão rico, que precisamos repetir e ampliar, trazendo ainda mais pessoas”, destacou a superintendente.
O cientista-chefe da Segurança Pública, César Barreira, ressaltou o alinhamento entre a iniciativa e a Supesp. “O nosso trabalho está diretamente relacionado à Supesp. Essa foi uma determinação do secretário [da SSPDS], Roberto Sá, no início do programa, e que estamos dando continuidade. Estamos empenhados em compreender as dinâmicas dos grupos criminosos para discutir possibilidades que possam contribuir com o trabalho realizado pelas forças do Estado”, pontuou.
Programa Cientista Chefe
Desenvolvido em 2018 e criado a partir de convênio entre a SSPDS e a Fundação Cearense de Apoio e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap/CE), posteriormente instituído pela Lei nº 17.378/2021, o Cientista-chefe tem o objetivo de aliar a pesquisa científica às demandas da gestão pública.
Criado a partir de convênio entre a SSPDS e a Fundação Cearense de Apoio e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap/CE), posteriormente instituído pela Lei nº 17.378/2021, o Cientista-chefe tem o objetivo de aliar a pesquisa científica às demandas da gestão pública.