Alunos do Curso de Habilitação a Oficiais/CBMCE promovido pela Aesp/CE recebem visita do comandante-geral do CBMCE

4 de setembro de 2025 - 14:04 # # # #

Os alunos do Curso de Habilitação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CHO/CBMCE), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), participaram, na manhã desta quinta-feira (4), de um momento especial com o coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto. A qualificação tem como objetivo preparar os profissionais de segurança para exercer as funções de segundo-tenentes do Quadro de Oficiais Administrativos da corporação.

Durante o encontro, o comandante-geral foi presenteado com a escultura de uma jangada personalizada com seu nome e os nomes dos alunos do CHO. As velas da peça também fazem referência ao centenário do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, celebrado neste ano.

“Temos, hoje, uma turma de 37 militares que são alunos do Curso de Habilitação de Oficiais e que já têm uma história na nossa instituição de mais de 30 anos de serviço prestado à população como um todo. E agora é o momento. Eles estão estudando aqui na Academia, se formando, estão em uma preparação muito especial e aqui mais uma vez eu agradeço à direção da Aesp por estar sempre conosco nos apoiando nas nossas infinitas missões”, disse.

Com carga horária de 1.068 horas-aula, o curso contempla disciplinas como Fundamentos de Direito Constitucional e Administrativo, Direito Penal Militar, Operações de Bombeiros Militares, Sistema de Defesa Civil, entre outras, visando à formação para o exercício do oficialato e a atuação nas diversas funções do CBMCE. A capacitação segue até o dia 28 de novembro de 2025.

Lotado na Célula de Formação Bombeiro Militar, o major Gilberto Vasconcelos ressaltou o papel de destaque da Aesp no cenário nacional de ensino em segurança pública. “A Diretoria de Ensino Bombeiro Militar está muito feliz e agradecida à Aesp. Porque sem o apoio da instituição, muita coisa não estaria acontecendo. Então, agradecemos à direção, que faz com que tudo isso aconteça, tanto os cursos de formação inicial, quanto continuada. Nós estamos aqui com a visita de uma comitiva do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que veio de Brasília, justamente porque a Aesp é um referência no Brasil. E eles estão aqui para uma mudança na Matriz Curricular Nacional de Segurança Pública e estão utilizando, como parâmetro, a nossa academia”, ressaltou.

Ascensão na carreira

Um dos alunos do CHO é o bombeiro militar que, até algumas semanas atrás, era subtenente Daniel. Ele comentou sobre o tempo que está na instituição e sobre a expectativa para ascender ao cargo de oficial.

“Amanhã, minha turma completa 32 anos de serviço e é um privilégio e uma honra fazer parte deste curso. Nós temos aí uma gratidão ao comando da nossa corporação e à Aesp por nos ter recebido tão bem. É realmente um momento único de aprendizagem. É um novo ciclo na nossa vida que começa. São novos períodos, novas expectativas e novas responsabilidades dentro da nossa corporação”, disse.

Já o aluno Salviano falou sobre a experiência do primeiro estágio do curso como oficial. “No primeiro estágio que fiz no último sábado passou justamente um filme na minha cabeça. Eu estava em um serviço como oficial de dia e passou aquele momento de 30 anos atrás, quando eu estava como soldado. Então, hoje eu vi como é o outro lado, no que se refere às tomadas de decisões, sobre como tomar conta de uma unidade. Ao gerenciar, o que nos faz tomar as melhores decisões é essa formação aqui na Aesp”, completou.