Durante ofensiva em Itapajé, cinco suspeitos de integrar grupo criminoso são capturados pela Polícia Civil

27 de agosto de 2025 - 12:42 # # #

Três homens e duas mulheres foram presas em flagrante, nessa terça-feira (26), em uma ofensiva da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com a finalidade de investigar um grupo criminoso suspeito de ameaçar comerciantes na cidade de Itapajé – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do estado.

A operação foi desencadeada por meio de uma investigação da Delegacia de Itapajé, após denúncias relacionadas a ameaças contra comerciantes do município. Foram capturados, em pontos distintos da cidade: um homem de 56 anos, com antecedentes por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação criminosa; um homem de 22 anos, com antecedentes por tráfico de drogas; um homem de 20 anos e duas mulheres de 28 e 29 anos. Com o grupo, os policiais civis apreenderam cinco celulares e dois tablets, uma quantia em dinheiro e um veículo.

Os trabalhos tiveram apoio de equipes do Núcleo Operacional do Departamento de Polícia do Interior Norte (DPI-Norte), 4ª Seccional do Interior Norte da PCCE e Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco-Norte). Os trabalhos ainda contaram com o suporte da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Ações e investigações

No dia 22 de agosto de 2025, em outra ação, a PCCE prendeu um homem, de 19 anos, pelos crimes de homicídio qualificado e integrar organização criminosa. O alvo seria autor de um homicídio qualificado que vitimou, um homem, de 23 anos, no último dia 17 de agosto, no mesmo município. A ação integrada foi coordenada pela Delegacia Municipal de Itapajé e contou com o apoio do Núcleo Operacional da 4ª Delegacia Seccional de Itapipoca e do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte).

As investigações relacionadas ao crime mencionado e ao homicídio de um homem de 54 anos, morto nessa segunda-feira (25), estão avançadas. Nenhuma linha de investigação é descartada, mas até o momento não há indicativo de que os dois homicídios teriam relação com extorsão.

Sobre o homicídio ocorrido nessa terça-feira (26), contra um homem de 29 anos, são realizadas diligências com o intuito de capturar os envolvidos no crime.

Policiamento

Auxiliando os trabalhos, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) reforçou o policiamento ostensivo na região, com equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) e Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). As ações são realizadas com auxílio de viaturas, motocicletas e policiamento a pé. As diligências e investigações ainda são subsidiadas por informações da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS).

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3346-0289, da Delegacia de Itapajé. O sigilo e o anonimato são garantidos.