Colégio dos Bombeiros entrega brevês para fanfarra e distintivos da Escola de Instrução Militar
25 de agosto de 2025 - 16:02 #Brevês da Fanfarra #CBMCE #ESIM
O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (CMCB) realizou uma formatura e entregou brevês aos novos integrantes da Fanfarra, na última sexta-feira (22). Além disso, alunos da Escola de Instrução Militar (EsIM) receberam seus distintivos. A cerimônia celebrou o civismo, reconhecimento e dedicação estudantil. A iniciativa contou com a presença de autoridades, familiares e amigos.
A solenidade iniciou com a entrada de autoridades militares. O tenente-coronel BM Joilton Moura de Menezes, comandante e diretor do CMCB, presidiu o evento. Representantes da EsIM de Fortaleza também estiveram presentes.
Brevês da Fanfarra
A fanfarra do CMCB abriu a formatura. O pelotão, fundado pelo maestro Walter, então tenente, em 1999, é o pelotão de alunos mais antigo da instituição. Em um momento de emoção, o aluno do 3º ano e comandante da Fanfarra Liam Brito solicitou a entrega dos brevês. O brevê simboliza pertencimento e orgulho. Durante o cerimonial foi destacado a evolução do grupo. Por 26 anos, a túnica cinza foi seu símbolo oficial. Atualmente, a fanfarra inova com novos braçais que representam o reconhecimento da contribuição da fanfarra e o seu compromisso. Essa ação marcou a incorporação dos novos membros.
Distintivos da Escola de Instrução Militar (EsIM)
Em seguida, ocorreu a entrega dos distintivos da Escolas de Instrução Militar (EsIM), matriculados em 2025, símbolo da união e um marco para os novos estudantes. Durante a entrega, os alunos Mele, Tavares, Santos, Rocha e Egortchev foram destacados e homenageados por criarem o distintivo.
A entrega dos distintivos é uma consolidação da parceria entre o CBMCE e o comando da 10ª Região Militar. O uso do distintivo foi autorizado no último dia 14 de agosto, e pode ser usado no uniforme de trânsito do CMCB.
O que são EsIM?
As Escolas de Instrução Militar (EsIM) são Órgãos de Formação da Reserva (OFR) que possibilitam a prestação do Serviço Militar por estudantes voluntários(as), de Estabelecimento de Ensino (Estb Ens) do Ensino Médio, inclusive Técnico-Profissional, e da Educação Superior, de modo a atender a Instituição, o que tange à conscrição do(a) jovem cidadão(ã), conciliando a prestação do serviço militar a uma aprendizagem formal.
Com informações da Ascom do CBMCE.