Policial militar resgata idoso atacado por abelhas em Russas
20 de agosto de 2025 - 11:17 #AIS 18 #CBMCE #CPRaio #PMCE
Com informações da Ascom PMCE e Ascom SSPDS
Um cabo da Polícia Militar do Ceará (PMCE), de folga, resgatou um idoso que foi atacado por um enxame de abelhas, nessa terça-feira (19), na cidade de Russas – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.
A vítima cortava carnaúbas, quando foi atacada pelas abelhas. Ao perceber a situação, o policial militar, atualmente lotado no Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), foi ao local e resgatou o homem, que passava mal. O cabo, que fazia uma corrida na região, parou sua atividade física e levou o idoso, em carro particular, para um hospital em Limoeiro do Norte.
O idoso recebeu atendimento médico e ficou sob a companhia de familiares.
Orientações
De acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) Landim, comandante da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS), em situações de ataque de abelha, é crucial fugir, correndo rapidamente da colmeia em movimento “zig-zag”, sem fazer barulho.
Após o ataque, deve-se aplicar bolsas de gelo no local das picadas para diminuir o inchaço e procurar atendimento médico de emergência. Em casos de sintomas como queda de pressão, falta de ar, aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo ou outros, a vítima deve se dirigir imediatamente a um hospital. Vale lembrar que pessoas alérgicas devem redobrar os cuidados.