Encerramento do 19º Encontro do Fórum de Segurança Pública tem palestra da Supesp

18 de agosto de 2025 - 12:43 # # #

Com o tema Gestão das Estatísticas de Segurança Pública em Nível Subnacional, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) encerrou sua participação no 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que aconteceu na cidade de Manaus/AM.

A palestra, conferida pelo diretor de Estatística e Geoprocessamento (Diest), da Supesp, Franklin Torres, abordou aspectos das metodologias e padronização de coleta e qualidade dos dados na segurança pública. “Ficamos muito felizes pelo reconhecimento de outros profissionais da área, de outros estados, pelo nosso esforço e excelência no trabalho que fazemos no Ceará. Fomos muito elogiados por esta parceria com o Programa Cientista-chefe, por essa aproximação da Secretaria da Segurança com a academia, com o departamento de Estatística da Universidade Federal do Ceará, além da produção dos painéis dinâmicos e a transparência de indicadores para a sociedade”, disse Franklin.

O encontro, que aconteceu de 13 a 15 de agosto últimos, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, reuniu diversos participantes, como profissionais de segurança, pesquisadores, gestores, ativistas e imprensa. O encontro discutiu temas relevantes, especialmente os desafios da segurança na Amazônia, abordando questões relacionadas à emergência climática e à proteção tanto das cidades quanto da floresta.


Ainda segundo o diretor de Estatísticas da Diest/Supesp, o encontro serviu como um importante intercâmbio de experiências exitosas, apresentação e discussão de boas práticas no segmento, que serve para aumentar a expertise desses profissionais em nível nacional. O painel contou com a palestra de conferencistas de outros estados e a moderação da diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e doutora em administração pública e governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Samira Bueno.

Cooperação

Durante o encontro, a cooperação entre forças policiais e o uso de estratégias integradas foram apontados como pilares para fortalecer a segurança pública no país. A avaliação foi feita pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, durante a abertura do 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Em mensagem em vídeo, Lewandowski destacou que o crime organizado atua de forma transnacional, exigindo respostas articuladas e planejadas. “A segurança se constrói com inteligência, estratégia e esforço conjunto”, afirmou.

Ele também citou a importância da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que prevê a integração nacional das forças policiais, e do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), que reúne nove países da região para combater atividades ilegais como garimpo, tráfico de drogas e extração irregular de madeira.