CBMCE participa de Seminário de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Itaitinga

14 de agosto de 2025 - 15:57 # # # #

O período de estiagem reforça o alerta para o perigo dos incêndios florestais no Ceará. Com base nessa preocupação, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou o Seminário Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, nessa terça-feira (13), no município de Itaitinga, Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25) do Estado.

O evento reuniu representantes das Defesas Civis de 20 municípios cearenses e contou com a palestra “O Elo Vital: a Defesa Civil de Itaitinga e a vigilância silenciosa contra a ameaça florestal”, ministrada pelo coronel bombeiro militar, Luiz Cláudio Araújo Coelho, diretor de ensino da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), que representou o CBMCE no evento. O diretor compartilhou a perspectiva da corporação sobre a devastação causada pelo fogo, enfatizando a “vitória silenciosa que reside na prevenção e na ausência da catástrofe”. A apresentação ressaltou a urgência da conscientização como pilar fundamental para evitar tragédias.

“As chamas não apenas devastam paisagens, mas deixam uma cicatriz profunda e um custo invisível que se estende para além das áreas queimadas, afetando diretamente recursos hídricos, a saúde pública e a economia local”, alertou o palestrante, que ainda abordou soluções concretas, como o uso de tecnologias para uma vigilância certeira. Reforçou também a importância da inteligência local para um alerta rápido e uma resposta imediata, bem como a necessidade de planejamento logístico no limiar do incêndio e uma vigilância contínua no pós-incidente.

“Nossa presença neste seminário reforça o compromisso do CBMCE em compartilhar a dura realidade do combate aos incêndios florestais e a inestimável importância da prevenção,” afirmou o coronel BM Luiz Cláudio. “Ao unirmos a experiência operacional do Corpo de Bombeiros com a atuação vital da Defesa Civil e da comunidade, construímos uma barreira insuperável contra esses desastres”.

Participou também do seminário o representante da Defesa Civil do Estado do Ceará (CEDEC), capitão Araújo. Ele endossou a importância da integração e da capacitação contínua para o enfrentamento dos incêndios florestais. “A mensagem final é clara: a vigilância deve ser constante, e a colaboração entre todos os envolvidos é a chave para mitigar o risco e preservar o futuro”, finaliza o representante do CEDEC.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE