Academia Estadual de Segurança Pública promove XXIII Curso de Patrulhamento Urbano para policiais militares 

14 de agosto de 2025 - 15:15 # # # # #

Ao todo, o curso contará com cerca de 300 horas/aulas, com previsão de término para o mês de setembro

Policiais militares participaram, nesta quarta-feira (13), do XXIII Curso de Patrulhamento Urbano da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE). Durante a formação, os profissionais de Segurança Pública realizaram disciplinas práticas na sede do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont), da PMCE, que fica no bairro Cambeba, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza.

Com a previsão de término para o mês de setembro, totalizando cerca de 300 horas/aula, o curso tem como principal objetivo capacitar os policiais militares com conhecimentos doutrinários e práticos voltados às técnicas de Patrulhamento Tático Motorizado, Abordagem Policial e Conduta de Patrulha Urbana.

Durante a capacitação, os militares também serão apresentados à utilização de equipamentos e acessórios necessários para a atividade de controle de multidões, à legislação referente ao uso progressivo da força e à doutrina de respeito e promoção dos Direitos Fundamentais da Pessoa Humana, além de reforçar as bases emocionais e psicológicas dos participantes.

A disciplina dessa quarta-feira (13), foi ministrada pelo tenente PM Kliveland, oficial lotado no Comando Tático Motorizado da PMCE.  “Hoje estamos iniciando a parte de abordagem: abordagem a pessoas, motocicletas, carros e, futuramente, caminhões e ônibus. Começamos a instrução abordando princípios, poder de polícia, fundadas suspeitas, diferenças entre busca pessoal e abordagem policial, e diferença entre busca e varredura”, destacou o instrutor da Aesp/CE.

“Nosso foco inicial foi a parte conceitual, para que o profissional saia daqui sabendo exatamente o que está fazendo. Em seguida, entraremos na parte procedimental, para que o policial saiba como atuar dentro de uma viatura do Comando Tático Motorizado (Cotam), além de trabalhar a parte atitudinal, ou seja, em um contexto de estresse, avaliar qual será a atitude do policial militar diante da situação”, concluiu o tenente PM Kliveland.

Entre as disciplinas previstas para o curso estão:

– Seminário Introdutório – Direitos Humanos, Ética e Cidadania;
– Direitos Humanos e Noções Jurídicas Aplicadas à Atividade Policial;
– Doutrina do Cotam;
– Material Bélico (Armamento e Equipamento);
– Instrução Tática Individual;
– Atendimento Pré-Hospitalar Tático;
– Abordagem Policial a Pé;
– Abordagem Policial a Veículos I (motocicletas e carros);
– Abordagem Policial a Veículos II (caminhões e ônibus);
– Abordagem de Alto Risco;
– Condução Operacional de Viaturas;
– Conduta de Patrulha Urbana;
– Conduta de Patrulha Rural;
– Gerenciamento de Crise e Negociação; Sobrevivência Policial;
– Tiro Policial de Combate I (pistola).

Com informações da Assessoria de Comunicação da Aesp/CE

>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.