Ciopaer/ SSPDS finaliza competição e seleciona seis representantes para torneio nacional de aviação de segurança pública
13 de agosto de 2025 - 17:29 #Ciopaer #Desafio Aerotático #Enavseg 2025 #SSPDS
A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) concluiu, nessa quarta-feira (13), o I Desafio Aerotático. A competição reuniu participantes das cinco bases da Ciopaer, espalhadas por todo Ceará, e elegeu os seis cearenses que representarão o nosso Estado no torneio do Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública deste ano, o Enavseg 2025, que acontece na última semana de setembro em Florianópolis (SC).
“Esse foi o nosso primeiro Desafio (Aerotático) Inter-bases e reforço que o nosso objetivo foi trazer ainda mais treinamento para o nosso efetivo”, frisa o coordenador da Ciopaer, coronel Marcus Costa, ao agradecer o apoio da gestão da SSPDS e de suas vinculadas na realização do evento. “O resultado não poderia ser outro e é extremamente positivo, os nossos operadores abraçaram essa competição com uma grande participação e realizaram disputas acirradas, tanto no torneio entre duplas quanto entre bases”.
Foram três dias de uma intensa disputa nas alturas, na água e também efetuando disparos de alta precisão. De segunda (11) a quarta-feira (13), operadores aerotáticos vindos das bases da Ciopaer em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá e Crateús demonstraram conhecimento técnico e habilidade em provas de Salvamento em Altura, Resgate Aquático e Tiro Policial em arenas montadas no estacionamento da Escola Camilo Léllis, em Fortaleza; e no Riviera Beach Club e Clube Shooters, em Aquiraz.
“Primeiramente, agradeço a Deus pela oportunidade de competir e imagino que a minha participação, assim como a de todos os competidores, foi satisfatória. Posso dizer que, acima de tudo, buscamos o nosso aperfeiçoamento e, por isso, agradeço aos organizadores e à gestão (da SSPDS) em promover esse evento. Momentos como esse servem para que possamos nos integrar, ainda mais, e ressaltam a importância do treinamento no nosso dia a dia”, destacou o sargento Santana, da base da Ciopaer Fortaleza.
Torneio em duplas
Na prova de Resgate nas Alturas, a dupla de bombeiro militar e policial militar, os cabos Rafael Cavalcante e Anastácio Mota, respectivamente, impressionou ao realizar o percurso de forma incrivelmente rápida e, ainda por cima, perder apenas três décimos: nota final 9,7. “Às vezes, consigo identificar o que meu parceiro está me pedindo somente com um olhar. Essa sintonia faz total diferença na hora do resgate”, descreveu a fórmula do sucesso o cabo Cavalcante, da base Ciopaer Sobral.
Coincidentemente, a mesma dupla também se classificou em primeiro na prova de Resgate Aquático. Como o desempenho na prova de Resgate em Altura foi fora do comum e o objetivo do I Desafio Aerotático Interbases é classificar três duplas para participarem do torneio do Enavseg 2025, a dupla que ficou na segunda colocação que conquistou a vaga para o encontro nacional foi o sargento Vinicius Macambira e o cabo Andelmo Mendes, policial e bombeiro militar, respectivamente, da base da Ciopaer em Crateús.
Por fim, a dupla vencedora da etapa Disparo Policial “Three Guns” foi o 3º sargento Audieh Vale e o Oficial Investigador Policial (OIP) Rios. Os policiais militar e civil, respectivamente, integram a base da Ciopaer em Fortaleza e demonstraram um exímio domínio do fuzil, da espingarda e da pistola. “É uma satisfação muito grande alcançar esse resultado. A Ciopaer já figura no topo das Forças de Segurança Pública e ter conquistado esse primeiro lugar me coloca ao lado dessa elite”, comemorou o sargento Audieh.
Torneio interbases
No torneio interbases, a base da Ciopaer em Sobral conquistou o primeiro lugar e leva para casa o primeiro troféu do I Desafio Aerotático. O segundo lugar ficou com a base da Ciopaer de Fortaleza e o terceiro lugar com a base da Ciopaer em Crateús.
I Desafio Aerotático Interbases Ciopaer/CE
O I Desafio Aerotático Interbases foi uma realização da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e de suas vinculadas. Em três dias, operadores aerotáticos de todo Ceará disputaram provas de Salvamento em Altura, Resgate Aquático e Tiro Policial “Three Gun”. O objetivo foi eleger os primeiros cearenses que representarão o Estado no torneio do Enavseg 2025.