Conabom 2025 em Fortaleza destaca preparação hospitalar para crises e desastres
8 de agosto de 2025 - 14:00 #CBMCE #Centenário CBMCE #Conabom 2025
Durante o Congresso Nacional de Bombeiros (Conabom), Fortaleza sediou debates e treinamentos inéditos sobre Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV) e resposta hospitalar a emergências e catástrofes.
Ao longo dos dias 6 e 7 de agosto, o coronel BM Albert Arruda do Corpo de Bombeiros do Ceará (especialista em gestão de desastres), Fábio Racy (médico especialistas em desastres que trabalha no Hospital Israelita Albert Einstein), Dov Smaletz (superintendente de segurança do Hospital Israelita Albert Einstein) e Julyana Freitas (CEO da empresa JF treinamentos), conduziram palestras, workshops, simulações práticas e uma mesa redonda.
Assim, os palestrantes abordaram desde a formação de equipes até o gerenciamento de crises intra e extra-hospitalares, assim como respostas a IMV. Além disso, os conteúdos incluíram planejamento de comunicação, definição de hierarquia e organização de recursos para assegurar respostas rápidas e eficientes.
Durante o workshop, os palestrantes destacaram a importância do Plano de Catástrofe Hospitalar como ferramenta essencial para lidar com múltiplas vítimas. Por isso, enfatizaram que a elaboração sistematizada e o treinamento constante garantem que hospitais retomem sua plena funcionalidade no menor tempo possível.
Ainda, os participantes vivenciaram exercícios de mesa, conhecidos como tabletop, simulando a gestão integrada de crises complexas. Portanto, esta iniciativa evidenciou que a preparação é vital tanto para hospitais públicos quanto para privados diante de situações críticas.
Ainda assim, os especialistas parabenizaram a organização do Conabom pela iniciativa, destacando seu impacto direto na segurança e na eficiência do atendimento hospitalar.
Com informações da Ascom do CBMCE