Diretoria da Supesp apresenta balanço de ações e resultados de 2024 e 2025
7 de agosto de 2025 - 14:56 #Balanço #Diafi/Supesp #Diesp/Supesp #Diest/ Supesp #Dipas/Supesp #Supesp
Com o objetivo de apresentar os resultados de ações, projetos e atividades desenvolvidas ao longo dos anos de 2024 e primeiro semestre de 2025, a diretoria da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) reuniu colaboradores do órgão, na manhã desta quarta-feira (6), na sala de Gerenciamento de Situação do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), para um balanço e uma análise do que foi realizado no período.
Coordenada pelo superintendente, Nabupolasar Feitosa, o encontro contou com a participação de cada diretor trazendo os dados das respectivas gestões, metas de desempenho, resultados e projeções para o segundo semestre de 2025 e início do ano de 2026. Somente a Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) entregou 1.099 atividades entre estudos, notas técnicas e monitoramentos de ocorrências.
“Alimentamos o governador com um relatório e informações estratégicas diariamente, se antecipando à várias situações de risco e propondo ações que norteiam patrulhamentos, rondas específicas”, reforçou o superintendente, completando a fala do diretor da Diesp, Gonçalo Barreto, que detalhou as operações e atividades desenvolvidas pelo grupo de profissionais do setor, formada por policiais, geógrafos e técnicos.
A diretora Juliana Barroso, ao lado do superintendente (ao centro), descreveu as atividades desenvolvidas pela Dipas
Na ocasião, o superintendente disse que cada vez mais a Supesp vem sendo solicitada para este trabalho de apoio estratégico nas operações policiais, como também no desenvolvimento de diagnósticos que mapeiam diversas situações de criminalidade ou de prevenção à violência.
O diretor de Estatística, Franklin Torres, apresentou os avanços da Diest no período
É o caso das 134 entregas da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas Públicas (Dipas), divididas entre relatórios temáticos sobre violência contra mulher, idoso, entre outros, até estudos regionalizados e criação de um Observatório de Prevenção à Violência para o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio) do Governo do Ceará. Para a diretora Juliana Barroso, a equipe multidisciplinar da Supesp é exemplo em excelência no trabalho que é desenvolvido, ampliando sempre o debate sobre prevenção e combate à criminalidade de forma estratégica.
O diretor de Estratégia, Gonçalo Barreto, à esquerda do superintendente, relatou as principais atividades do setor
Padrão Supesp
Trabalho de excelência, qualidade e prestação de serviços hábil. Assim, o superintendente definiu como vem se apresentando a instituição perante o governo, as secretarias que atualmente são atendidas pelo órgão e a própria sociedade. A criação de diversos produtos e serviços vêm, cada vez mais, aumentando a exigência por transparência de dados de segurança pública, do qual a Supesp está nas primeiras posições.
O diretor administrativo financeiro, Rafael Malveira, trouxe as principais conquistas do setor para o órgão.
Previsto ainda para 2025, está nessa lista de demandas o desenvolvimento do painel dinâmico da violência contra os animais e o aperfeiçoamento de outros sistemas ou programas como o Cientista-chefe. O pioneirismo da Supesp em estatísticas e dados na segurança pública foi mencionado como referência nacional na apresentação do diretor de Estatística e Geoprocessamento (Dies), Franklin Torres.
“O órgão foi o primeiro e único a disponibilizar um painel dinâmico sobre violência LGBTQIA+ e um dos poucos a dispor, também, de um painel da Igualdade Racial. Cada vez mais somos requisitados pela qualidade na produção de dados nessa área”, disse o diretor, que agora tem a equipe de estatísticos ampliada para 12 pessoas.
O balanço foi finalizado com a apresentação de resultados da Diretoria Administrativo-Financeira (Diafi) pelo diretor Rafael Malveira, destacando a aquisição de maquinários, equipamentos, que dão suporte ao pleno funcionamento da instituição, seja em realização de eventos, encontros, até logístico para viagens técnicas, transporte como a compra de veículos, entre outros. “Queremos agradecer pela compreensão e parceria de todos os setores; e esse esforço todo, em equipe, nos proporcionou o incremento do nosso fundo de caixa e a própria equipe, o que tem garantido uma estrutura mais qualificada para a prestação de serviços pela superintendência e diretorias”, explicou Rafael.