Conabom 2025 reúne mais de 2.500 participantes de todo o País em palestras e exposição no Centro de Eventos do Ceará

6 de agosto de 2025 - 15:50 # # #

Texto: Martha Dos Martins | Fotos: Paulo Cavalcanti

O primeiro dia de programação do Congresso Nacional de Bombeiros (Conabom), nesta quarta-feira (6), reuniu profissionais de todo o País em palestras com especialistas, apresentação de pesquisas, desafios operacionais e em uma exposição com as mais recentes inovações do setor. O encontro, que está com mais de 2.500 pessoas inscritas e é o maior do segmento na América Latina, segue até esta quinta-feira (7), no Centro de Eventos de Fortaleza, e também marca o centenário do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Segundo o coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto, o evento está bastante completo. “Temos várias palestras técnicas, palestras de mergulhadores da área de atendimento pré-hospitalar, da área de combate a incêndio. Temos também os simpósios, com apresentações de trabalhos científicos. Além disso, a Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (Fipie) traz a parte da tecnologia, nos mostra os avanços do setor”, afirma.

O Congresso teve início com a palestra da filósofa e professora Lúcia Helena Galvão, que falou sobre valores humanos. “Em um momento em que se fala tanto sobre o avanço da tecnologia, não se fala sobre o avanço do caráter humano, da consistência dos valores humanos. E esse desequilíbrio é uma preocupação grave”, analisa. Para ela, é uma honra abordar este tema para uma instituição tão valorosa quanto o Corpo de Bombeiros. “Eu acredito que, diante de toda a sociedade, os bombeiros têm a reputação de ser uma força com algo de heroísmo, pela entrega, pelo serviço que prestam à sociedade. Então, eu acho que talvez seja a força que mais está associada à ideia de valores”, destaca.

O público também assistiu à palestra do coronel Hélio Gonzaga, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), que apresentou estudo de caso do desastre no Rio Grande do Sul em 2024 e também falou sobre o Sistema de Resposta Rápida a Desastres (Respad). De acordo com ele, o intuito da exposição era incentivar os bombeiros a continuar com o propósito de salvar vidas. “Quando passamos a atuar em eventos adversos, em situações de desastre, em cenários que foram deteriorados por situações de catástrofe, de desastre, a gente vê o sentimento de cada bombeiro militar do País de buscar o que é o nosso propósito maior, que é salvar vidas”, ressalta.

Fipie

Já na Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (Fipie), os bombeiros militares puderam conferir uma verdadeira vitrine de tecnologia com a exposição dos equipamentos mais avançados do setor na América Latina. A porta-voz do Conabom 2025, major Juliany Freire, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), comenta que os congressistas e visitantes têm acesso a 37 expositores no evento. “A Fipie é uma feira que traz inovação, tecnologia e várias empresas do Brasil, e até do exterior também, para trazer equipamentos de mais alta tecnologia para que os corpos de bombeiros possam, cada vez mais, prestar um serviço de qualidade”, diz. Entre os destaques da exposição, está um drone de combate a incêndio, além de diversos tipos de uniformes e viaturas.

Para o tenente-coronel Hélcio, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), os materiais expostos são de alta qualidade, e a Fipie é importante para saber onde esses produtos podem ser encontrados. “Está sendo muito proveitoso para aumentar o nosso conhecimento. Participei de uma palestra muito interessante sobre perícia de incêndio”, compartilha.

O tenente Vieira, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), concorda e acrescenta que a troca de conhecimento com outros bombeiros militares do País é muito importante. “Acredito que os materiais expostos aqui podem ser levados para a realidade do meu estado. Também estou na expectativa das discussões técnicas”, avalia.

Visita

Mas nem só de profissionais é feito o Conabom 2025. Nesta quarta-feira (6), muitos estudantes visitaram o Congresso, entre eles, o aluno do Colégio da Polícia Militar do Ceará João Vítor Altino. Segundo ele, a oportunidade é importante para ajudar os jovens a escolher uma carreira. “É um evento muito legal para nós explorarmos e conhecermos melhor a área dos bombeiros”, pontua.

Com uma programação diversificada, o Conabom conta com mais de 2.500 pessoas inscritas de todo o País. O evento, que segue até esta quinta-feira (7), também inclui a competição Bombeiro de Aço, na qual bombeiros competem em provas que simulam situações reais de combate a incêndios e salvamento.