Incêndios em vegetação reduzem 39,7% no Ceará de janeiro a julho de 2025, aponta CBMCE
5 de agosto de 2025 - 14:35 #Balanço incêndios #CBMCE #dicas que salvam vidas #Incêndios em vegetação
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu, entre os dias 1º de janeiro e 31 de julho de 2025, 876 ocorrências de incêndios em vegetação. O resultado representa um recuo de 39,7%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.452 casos desse tipo.
Em Fortaleza, os incêndios em vegetação diminuíram 60,2%, passando de 367 para 146, no comparativo dos sete primeiros meses do ano. Em Juazeiro do Norte, a redução ficou em 13,9%, com 80 ocorrências este ano, contra 93 casos no mesmo período, no ano passado. Em Sobral, a diminuição foi de 23,3%, com 59 registros em 2025, contra 77 ocorrências nos meses de janeiro a julho do ano passado.
APAs
Um dos destaques do balanço é o recuo no número de ocorrências atendidas pelo CBMCE em Áreas de Preservação Ambiental (APAs), de 72,7%. Entre janeiro e julho de 2025, foram atendidos 31 incêndios em APAs, ante os 111 casos no mesmo período do ano passado. “A prevenção precisa continuar. Os incêndios avançaram sobre áreas privadas e públicas e as cidades do Interior passaram a liderar”, alerta o CBMCE.
Prevenção é a chave
O CBMCE orienta a população sobre cuidados fundamentais para evitar incêndios:
– Não realize queimadas, mesmo para limpeza de terreno.
– Evite fazer fogueiras em áreas secas ou em margem de estradas.
– Não queime lixo ou restos de poda. Use os serviços de coleta regular.
– Propriedades rurais devem manter aceiros e barreiras corta-fogo.
– Em caso de fumaça ou chamas, acione imediatamente o 193.
Por fim, a estiagem, somada à ação humana, segue como principal causa dos incêndios em vegetação. Prevenir é sempre mais eficaz — e menos oneroso — do que combater.
* Com informações da Ascom/CBMCE