Em comemoração ao centenário do CBMCE, Ceará sedia o maior evento de bombeiros militares da América Latina

5 de agosto de 2025 - 20:51 # # #

Texto: Martha dos Martins
Fotos: Denilson Araújo

O Congresso Nacional de Bombeiros (Conabom) está reunindo mais de 2.500 participantes no Centro de Eventos

Com sede pela primeira vez no Ceará, o Congresso Nacional de Bombeiros (Conabom) teve sua abertura, nesta terça-feira (5), no Centro de Eventos, em Fortaleza. A solenidade contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; do secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto, entre outras autoridades. O evento, o maior do segmento na América Latina, acontece até o dia 7 de agosto e celebra os 100 anos do CBMCE.

O governador Elmano de Freitas, que recebeu, na ocasião, a comenda do Mérito Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares, a maior honraria do Corpo de Bombeiros, destacou que a instituição está acima de qualquer ideologia, pois prioriza o compromisso com o Brasil. “Quando o povo brasileiro mais precisa, na hora do desespero, na hora que muitas vezes está apenas rezando e pedindo a Deus que dê alguma esperança, nessa hora, estará o Corpo de Bombeiros do Brasil, de todos os estados brasileiros. Por isso, muito obrigado pelo trabalho que realizam”, ressaltou ele, que recebeu a comenda das mãos do coronel Cláudio Barreto e do presidente da Liga dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Washington Luiz Vaz Júnior.

Para o secretário da SSPDS, a realização do Conabom no Ceará é um belo presente de aniversário para o CBMCE. “Esperamos que os bombeiros possam aproveitar a oportunidade para conhecer novidades, difundir boas práticas, discutir novas estratégias de enfrentamento a desastres naturais, incidentes e acidentes, fazendo com que a missão de salvar vidas e riquezas seja cada vez mais efetiva”, afirmou

O coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto, falou sobre o tema do Conabom 2025: “Desafios Extremos, Novas Soluções”. “Os bombeiros militares enfrentam, diariamente, realidades cada vez mais complexas e imprevisíveis. Enfrentamos eventos extremos agravados pelas mudanças climáticas, como os incêndios florestais, as enchentes devastadoras, os deslizamentos de terra e os grandes períodos de estiagem. Também somos desafiados pela transformação urbana e tecnológica, lidando com prédios super altos, veículos elétricos, sistemas fotovoltaicos, instalações industriais, plásticos e ambientes de alto risco, exigindo de nós uma constante atualização, inovação e preparo técnico. É nesse cenário que o Congresso Nacional de Bombeiros de 2025 se coloca como espaço fundamental de construção coletiva de soluções, troca de experiências e antecipação de tendências que moldarão o futuro da atividade do bombeiro militar no nosso país”, explicou.

Durante o evento, também houve o desenlace da fita para início da Feira Internacional de Prevenção de Incêndios (Fipie), que está apresentando avanços tecnológicos e boas práticas para o setor.

O público ainda assistiu as apresentações das cantoras Solange Almeida, que interpretou o Hino Nacional e a música “De volta para o meu aconchego”, e Vivian Fernandes, que cantou o Hino do Ceará e a Canção do Soldado de Fogo.

Também prestigiaram a abertura do Conabom 2025, o secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chaves; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS, Nabupolasar Feitosa; e o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Harley Filho.

Conabom 2025

Com uma programação diversificada, o congresso já conta com mais de 2.500 pessoas inscritas de todo o País e inclui competições, como o Bombeiro de Aço, com 115 competidores de todo o País, e o Desafio Nacional de Resgate Veicular. Os participantes também terão acesso a palestras, apresentações de trabalhos científicos e feira, entre outras atividades.

Confira a programação do Conabom 2025