Em ato de bravura, cão policial da PCCE doa sangue para cachorro com saúde debilitada

5 de agosto de 2025 - 13:08 # # #

Solidariedade também tem focinho e patas

No último sábado (02), o cão policial Shiryu, especialista em faro de entorpecentes, pertencente ao Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), realizou um gesto que vai muito além do serviço operacional: ele doou sangue para ajudar um cão debilitado, pertencente a uma oficial investigadora da nossa Instituição.

A doação de sangue entre cães é um procedimento seguro, controlado e extremamente necessário em casos de anemias, cirurgias, traumas e diversas enfermidades. Infelizmente, o número de doadores voluntários no universo animal ainda é baixo — e atitudes como a de Shiryu ajudam a conscientizar sobre a importância da criação e manutenção de bancos de sangue veterinários.

Mesmo após anos atuando em operações complexas no combate ao tráfico de drogas, Shiryu segue auxiliando na saúde de outros cães, muitas vezes, de forma despercebida.

Diante desse gesto tão significativo, reforçamos o ato nobre desse guerreiro de quatro patas, não só por sua bravura, mas também por sua generosidade. Que o exemplo dele inspire tutores e profissionais a enxergarem, com ainda mais sensibilidade, a importância do cuidado e da solidariedade também no mundo animal.