Reconhecimento e comparação facial, identificação veicular e balística são temas de novos cursos da Aesp/CE
4 de agosto de 2025 - 17:10 #AESP #Ceará #Diretoria de Ensino de Perícia #Pefoce #Qualificação
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (4), três cursos promovidos por meio da Diretoria de Ensino de Perícia. São eles: o Curso de Reconhecimento e Comparação Facial Humana; o Curso de Identificação Veicular – Estudo de Casos; e o Curso de Exame Cadavérico em Lesões por Projéteis de Arma de Fogo.
A solenidade ocorreu no auditório da Aesp/CE e contou com as presenças do diretor de Ensino de Perícia da instituição, Túlio Oliveira, e do coordenador de Perícia Criminal, Douglas Duque, que representou a gestão da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
Ao todo, cerca de 100 alunos participam das capacitações, entre profissionais da Pefoce, policiais civis e agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran).
“O nosso objetivo, na Diretoria de Ensino de Perícia, é que, mês a mês, possamos capacitar nossos servidores, além de integrar as forças de segurança e demais órgãos do Estado”, destacou o diretor de Ensino de Perícia da Aesp/CE, Túlio Oliveira. Ele também ressaltou a importância do conhecimento técnico dos profissionais da Aesp/CE para a realização das capacitações.
“A Pefoce é composta, hoje, por 50% de profissionais recém-empossados. Por isso, estamos utilizando os conhecimentos dos próprios servidores para capacitá-los. Vivemos um momento em que os servidores estão formando os próprios servidores”, completou.
Saiba mais sobre os cursos:
Curso de Reconhecimento e Comparação Facial Humana
Com carga horária de 40 horas/aula, o curso tem como objetivo capacitar os peritos na realização de perícias audiovisuais, com foco no reconhecimento facial humano.
Curso de Exame Cadavérico em Lesões por Projéteis de Arma de Fogo
Realizado no Núcleo de Tanatologia da Pefoce, o curso visa aprofundar o estudo da balística terminal aplicada à medicina legal, com foco na análise de lesões típicas e atípicas provocadas por projéteis de alta energia, além da aplicação de técnicas atualizadas de custódia de vestígios e padronização de registros fotográficos em laudos.
Curso de Identificação Veicular – Estudo de Casos
Também iniciado nesta segunda-feira, o curso já conta com aulas práticas na sede da Aesp/CE. A capacitação busca ampliar o conhecimento técnico dos profissionais sobre fraudes veiculares, promover a especialização em veículos pesados e fortalecer a integração institucional na elucidação de crimes.
“Esse curso auxiliará no combate às fraudes veiculares. Hoje, é muito comum que, em casos de semirreboques, os adulteradores troquem as marcas, o que dificulta a identificação da fraude em um primeiro olhar, diferentemente dos veículos em geral. Por isso, o perito precisa ter essa expertise”, explica o instrutor da Aesp/CE e perito criminal, Lucena Cabral. A qualificação também tem como objetivo a identificação e o combate a fraudes em caminhões e tratores.