Durante Operação Shamar, PCCE prende suspeito de descumprir medidas protetivas
4 de agosto de 2025 - 16:20 #DPGV #Investigações #Operação "Shamar" #PCCE
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, nesta segunda-feira (04/08), um homem, de 45 anos, por descumprir medidas protetivas de urgência contra sua ex-companheira. O alvo foi encontrado no bairro Meireles, Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. A prisão faz parte dos trabalhos realizados durante a Operação Shamar, que acontece durante todo o mês de agosto.
As investigações foram conduzidas pela 2ª Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza e pelo Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV). A vítima foi à unidade policial registrar os fatos. Ela havia solicitado a medida protetiva pelo acusado ter cometido crime de injúria contra ela. Contra o investigado, havia um mandado de prisão preventiva.
Operação Shamar
A Operação Shamar 2025 é uma ação integrada de enfrentamento à violência contra as mulheres. Realizada tradicionalmente no mês de agosto, a iniciativa faz alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha – que completa 19 anos de promulgação no próximo dia 7 – e integra a campanha Agosto Lilás. Neste ano, a operação mobiliza aproximadamente 50 mil agentes de segurança pública e segue até o dia 4 de setembro, em cerca de 2 mil municípios de todo o país. O nome da operação vem do hebraico shamar, que significa cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar.