Missão pelos ares: Ciopaer/SSPDS realiza transporte de órgãos com duas aeronaves no Ceará

31 de julho de 2025 - 17:18 # # # # # # #

Texto: Tainá Ribeiro
Fotos: Ciopaer

A ação se destacou durante os transportes aéreos de órgãos de 2025 realizados pela coordenadoria da SSPDS

Com a atuação da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), a agilidade no transporte aéreo tem sido fundamental para salvar vidas. Desde o dia 10 de julho, a Ciopaer vem realizando o transporte de órgãos para transplantes em diversas regiões do Estado. Na manhã desta quinta-feira (31), uma missão especial foi realizada em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa): duas aeronaves foram empregadas para o transporte de órgãos. Essa foi a sexta missão de captação de órgãos realizada em duas semanas.

Na missão da Ciopaer, foram transportados um coração, um fígado e dois rins, colhidos no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) – com destino a hospitais localizados em Fortaleza, capital do Ceará.

O coordenador da Ciopaer, coronel PM Marcus Costa, destacou a importância da operação. “A Ciopaer realiza diversas missões essenciais, mas o transporte de órgãos e tecidos humanos para transplante é, sem dúvida, uma das mais impactantes. Uma única missão pode transformar várias vidas. Hoje, por exemplo, utilizamos duas aeronaves para transportar um coração, dois rins e um fígado. São quatro vidas beneficiadas diretamente. Sabemos que a atuação da Ciopaer é fundamental para garantir que esses órgãos cheguem com rapidez ao destino, possibilitando a realização do transplante. Isso nos traz grande satisfação.”

As aeronaves saíram da sede da Ciopaer em Fortaleza às 05h15 e chegaram em Limoeiro do Norte às 6h. A aeronave Fênix 08 foi responsável por transportar o coração, que exige mais urgência e menor tempo de conservação. Ela decolou de Limoeiro do Norte às 9h10 e chegou ao destino final em Fortaleza às 9h55. Já a aeronave Fênix 04, com os demais órgãos, decolou às 10h e pousou às 10h45. As equipes levaram menos de uma hora para transportar os órgãos. 

As aeronaves foram pilotadas pelo tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), L. Carlos, como copiloto o Capitão Rocha. Já na segunda aeronave, o piloto tenente-coronel Nivan e como copiloto o delegado de Polícia Civil  Lessa. No helicóptero, também estava a equipe da Central de Transplantes, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). 

A atuação coordenada entre a Ciopaer e a Secretaria da Saúde reafirma o compromisso do Governo do Ceará com a saúde pública e o bem-estar da população. Com agilidade, técnica e dedicação, vidas foram salvas.