Aesp/CE capacita policiais civis em Curso de Instruções Táticas Individuais
30 de julho de 2025 - 14:31 #AESP #Capacitação #Polícia Civil
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), por meio da Diretoria de Ensino Policial Civil, realiza o Curso de Instruções Táticas Individuais – ITI I/2025, com a participação de policiais civis de diversas unidades. Nesta terça-feira (29), parte das instruções foi realizada na sede da Aesp/CE, com disciplinas que abordaram desde fundamentos teóricos sobre o manuseio de armas e técnicas operacionais, até noções de balística e demais técnicas aplicadas no contexto da Segurança Pública.
O curso conta com instrutores da Aesp/CE que atuam na Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Após o repasse dos conteúdos teóricos, policiais civis da Região Metropolitana de Fortaleza, Sobral, Quixadá e Russas participaram de uma instrução prática no ginásio da Aesp/CE.
O instrutor Heinrich Ross, oficial investigador de polícia da Core/PCCE, comentou sobre a capacitação: “A ideia do curso é aprimorar os conhecimentos básicos de manuseio de armamentos, que fazem parte da prática profissional cotidiana. Inicialmente, passamos por uma instrução teórica, e hoje iniciamos a parte de balística e alguns de seus conceitos, para que os alunos tenham uma nova visão sobre o tipo de munição que utilizam, os equipamentos e também seus efeitos”, explicou.
Nesta quarta-feira (30), os alunos participam de exercícios com disparos reais. Na ocasião, os profissionais executarão simulações com o uso de arma de fogo, a fim de aperfeiçoar as habilidades motoras adquiridas nos dois primeiros dias da capacitação.