Em operação no bairro Vicente Pinzón, Polícia Civil prende em flagrante três suspeitos de envolvimento em crimes

25 de julho de 2025 - 11:29 # # # # #

Além da captura do trio, os policiais apreenderam diversos materiais ilícitos como armas de fogo, munições e entorpecentes

Em continuidade aos trabalhos de combate à criminalidade na região do bairro Vicente Pinzón, que pertence à Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou uma operação policial que resultou na captura em flagrante de três suspeitos de envolvimento com o tráfico ilícito de drogas. A ação ostensiva, que ocorreu na manhã dessa quinta-feira (24), resultou ainda na apreensão de duas armas de fogo, 25 munições de diversos calibres e entorpecentes.

Na manhã dessa quarta, equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da PCCE, empreenderam diligências com o intuito de cumprir mandados judiciais de busca e apreensão em endereços apontados em investigações de crimes, no bairro Vicente Pinzón. Conforme os trabalhos investigativos, os imóveis seriam residências de suspeitos de envolvimento em crimes como tráfico de drogas e homicídio.

Trio capturado

Durante os trabalhos operacionais, as equipes localizaram três suspeitos. Dentre eles, está um homem, de 29 anos, que já possui antecedentes criminais por tentativa de homicídio, tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico, posse irregular de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo.

Além deste, foram presos outro homem, de 28 anos, que já tem passagens por crimes de roubo a pessoa, tentativa de roubo, falsa identidade e corrupção de menores; e um terceiro suspeito, de 19 anos, que quando adolescente possui registros de atos infracionais análogos aos crimes de furto de veículo, furto e roubo a pessoa. O suspeito de 28 anos estava com um mandado de prisão por regressão de regime em aberto pelos crimes de falsa identidade, corrupção de menores e roubo. 

O trio foi conduzido para a 1º Delegacia do DHPP, onde foram realizados os procedimentos. Na unidade policial, o suspeito de 29 anos foi autuado em flagrante pelos crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico ilicito de drogas. Já os outros dois foram autuados em flagrante por posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ainda na delegacia, foi realizado o cumprimento do mandado judicial, expedido pela 3ª Vara das Execuções Penais da Comarca de Fortaleza, contra o homem de 28 anos.

Em seguida, os suspeitos foram colocados à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) segue com os trabalhos investigativos em andamento com o objetivo de identificar outros suspeitos de envolvimento com crimes na região.

Material apreendido

Os trabalhos resultaram ainda na apreensão de duas pistolas, 16 munições e dois carregadores de pistola de calibre 9mm, nove munições e um carregador de pistola calibre .40, uma câmera de segurança, uma máquina de cartão de crédito, uma balança de precisão, uma capa e duas placas de colete balístico, documentos, nove aparelhos celulares e diversas embalagens de crack pesando cerca de 48 gramas, além de material para manutenção e limpeza de arma de fogo, e uma mira laser para arma de fogo.

A operação foi coordenada pela 1ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com o apoio de equipes do Núcleo de Inteligência Policial (NUIP), do Grupo de Investigação de Seguimento (GISE) e do Núcleo Operacional (NO), ambos do DHPP.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As denúncias também podem ser feitas para o telefone (85) 3101-7474, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento. O sigilo e o anonimato são garantidos.

>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.