MC cearense investigado por apologia ao crime e por integrar grupo criminoso é preso pela PCCE em Messejana

23 de julho de 2025 - 18:04 # # # # # # #

Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) culminou na identificação, localização e prisão, de um homem de 21 anos, que atuava como MC utilizando as redes sociais para divulgar músicas que faziam apologia direta ao crime conhecidas como “funk proibidão”. O  conteúdo das canções exaltava um grupo criminoso ao qual o suspeito investigado pertenceria. O indivíduo foi preso na tarde desta quarta-feira (23), no bairro Messejana – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. Em desfavor do homem, equipes da Polícia Civil cumpriram um mandado de prisão preventiva por integrar organização criminosa expedido pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas. 

A investigação da Polícia Civil foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas do Interior Norte (Draco Norte) e contou com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), ambas unidades especializadas do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). O MC utilizava sua influência nas redes sociais para disseminar conteúdos que faziam apologia ao crime, promovendo e enaltecendo um grupo criminoso que atuava nos estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Pará e Mato Grosso.

O homem que já responde pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido conta com mais de 10 mil seguidores em suas redes sociais. Ele tinha uma média de 100 mil visualizações nos vídeos publicados com músicas que faziam referências explícitas à atuação de criminosos incitando a violência e desrespeitando decisões do Poder Judiciário. 

Diante disso, o homem foi localizado e preso em um imóvel no bairro Messejana. Com o suspeito, os policiais civis apreenderam joias e celulares que subsidiarão as investigações. Ele foi conduzido para a Draco, onde a ordem judicial foi cumprida e colocado à disposição da Justiça. 

A Polícia Civil reforça que o uso de redes sociais para promover grupos criminosos, estimular a prática de crimes e ameaçar a ordem pública será rigorosamente combatido no estado. As investigações seguem em andamento por meio da Draco para identificar e prender outros suspeitos para coibir a propagação de conteúdos ilícitos nas plataformas digitais.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-7591, número da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). O sigilo e o anonimato são garantidos.