Segurança é reforçada na Capital e no interior com mais de 1.860 policiais nas ruas durante operação
18 de julho de 2025 - 08:10 #Integração #Operação Integração Saturação Total #PCCE #PMCE #SAP
Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto Cícero Oliveira - SSPDS - Fotos
O governador do Ceará, Elmano de Freitas acompanhou, nesta quinta-feira (17), a saída das tropas da segurança pública para mais uma edição da Operação Integração Saturação Total. A ação conta com 856 policiais nas ruas em Fortaleza, e 1.010 no interior do estado. Desta vez, a saída das tropas de segurança, que vão atuar na Capital, foi da praça Dom Hélder Câmara, no bairro Praia do Futuro.
Acompanhado pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, o governador Elmano de Freitas reforçou o compromisso de fortalecer a segurança pública. “Estamos colocando mais de 1.800 policiais a mais, nas ruas de Fortaleza e Interior, para garantir paz e tranquilidade ao nosso povo. Estamos trabalhando para proteger a vida da população, de cada cearense. E é por isso que estamos garantindo, cada vez mais, a presença da polícia próxima à população”, pontuou.
A atuação das Forças de Segurança é amparada por indicadores da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e informações da inteligência da segurança pública. “Dessa maneira continuaremos atuando, colocando mais presença ostensiva da Polícia Militar, um trabalho mais ostensivo da Polícia Civil, e vamos aumentar essa presença e reforçar ainda mais essa atuação com os concursos que estamos fazendo”, pontuou. “Aqui juntamos forças de todas as nossas vinculadas, para que assim possamos levar paz e tranquilidade para o povo de Fortaleza e do Interior”, complementou.
Com o objetivo de coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), além de inibir a atuação de grupos criminosos, a operação acontece em todo o Ceará, totalizando 1.866 policiais, entre militares, civis e penais, reforçando a segurança.
O titular da pasta da Segurança, Roberto Sá, enfatizou a importância desse trabalho em conjunto. “Essa Operação Integração Saturação Total é uma sinergia muito grande de todas as Forças de Segurança, no sentido de fortalecer ainda mais os recursos que a gente já tem empregado ordinariamente. Nós já temos todas as nossas Forças trabalhando 24h, mas nessas áreas, onde o acirramento entre criminosos está acontecendo, nós estamos reforçando mais ainda”, explicou o secretário.
De acordo com o secretário Roberto Sá, essa sinergia tem dado resultados positivos. “A polícia está presente, o governo está agindo. Aumentamos o número de prisões de investigados por homicídios, no primeiro semestre, em 28,2%. São 1.421 pessoas que assassinaram alguém, presas, isso representa 237 suspeitos de assassinatos presos por mês, oito presos por dia. Seguiremos firmes, com determinação e profissionalismo para enfrentar tudo isso”, finalizou.
Além do aumento de prisões de investigados por homicídios no primeiro semestre de 2025, as prisões por integrar organização criminosa aumentaram 45,1%. O Ceará também apresentou diminuição de 16,6% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), 23,9% nos roubos e de 7,2% nos furtos no primeiro semestre deste ano.