PMCE realiza capacitação dos agentes para abordagem especializada de pessoas com Transtorno do Espectro Autista
11 de julho de 2025 - 14:15 #Curso #PMCE #Polícia Militar do Ceará #segurança #SSPDS
A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio da Coordenadoria de Gestão Interna do Ensino, Instrução e Cultura (COGEIC), durante o mês de julho, dá continuidade a capacitação voltada para o atendimento e abordagem especializada de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação visa preparar o efetivo policial para uma atuação mais sensível e inclusiva, reforçando o compromisso da corporação com os direitos humanos e o respeito à diversidade. Neste mês de julho, mais duas turmas serão formadas, alcançando, ao todo, 100 policiais militares já capacitados, contando com três edições anteriores.
A Instrução de Manutenção da Abordagem Especializada para Autistas (AESA), ocorrerá em duas novas turmas no auditório da sede do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), em Fortaleza. A quarta turma será formada nos dias 14, 15 e 16 de julho, com 25 vagas, exclusivamente, destinadas a policiais militares do Raio. Já a quinta turma, será formada nos dias 28, 29 e 30 de julho, com duas vagas para cada uma das seguintes unidades: BPRaio, BPChoque, 1º CRPM, 2º CRPM, 5º CRPM, COPAC, BPMA, BPTU, 5º BPM, 20º BPM, Coordenadoria dos Colégios Militares da PMCE (CCPMCE), 1º CPMCE e 3º CPMCE TML.
O curso tem 20 horas-aula e faz parte do Plano Anual de Instrução e Manutenção (PAIM), que são os cursos de capacitação que serão ofertados pela PMCE ao longo do ano, por meio da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp).
As instruções serão ministradas pelo 1º sargento Braga, psicólogo e especialista em autismo, pelo 3º sargento Paes, especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) e pai de autista (ambos do Batalhão de Comando Tático Motorizado – COTAM), pela Dra. Cristina Rocha, mãe atípica e advogada especialista em Direito Médico, Direito Internacional e Direitos dos Autistas, e pelo tenente Michael, da Diretoria de Saúde da PMCE e psicólogo.
O curso contará com os módulos:
1.TEA – Conceitos e Características
Conceito, níveis de suporte, mitos e verdades. Comunicação, sensorialidade e rotina no autismo.
2. Família e Rede de Apoio
Impacto do diagnóstico. A importância do apoio à família e relatos reais.
3. Legislação e Direitos
LBI, Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei Romeo Mion. Portaria nº 064/2023 – PMCE
4. Abordagem Policial Especializada
Diferenças da abordagem padrão. Comunicação adequada, técnicas não violentas. Ajustes operacionais (luzes, sons, toques).
5. Casos e Práticas Simuladas
Análise de casos reais. Simulações práticas de abordagem. Construção de protocolos e avaliação.
A iniciativa reforça o compromisso da PMCE com a formação continuada e com práticas policiais mais preparadas e humanizadas, contribuindo para um atendimento mais adequado à população autista e suas famílias.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE