Corpo de Bombeiros Militar promove competição Jovem Brigadista de Valor de Aço 2025

11 de julho de 2025 - 11:59 # # # #

Fotos: Ascom CBMCE

O evento faz parte da programação da 61ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE)

Ainda como parte da programação da 61ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), que ocorreu durante os dias 29 de junho e 7 de julho, o CBMCE realizou, no último sábado (5), o “Jovem Brigadista de Valor de Aço 2025”. A competição é realizada nos moldes do “Bombeiro de Aço”, tradicional evento esportivo organizado pelos Corpos de Bombeiros Militares de todo o país e que simula situações reais enfrentadas pelos bombeiros em seu dia a dia, testando resistência física, força e habilidades.

Nesta última edição, cerca de setenta jovens brigadistas participaram ativamente do evento, demonstrando suas habilidades e resiliência. A competição realça ainda mais os valores e a missão do programa Jovem Brigadista de Valor (JBV).

Os vencedores

Na categoria feminina, a brigadista Maria Eduarda de Oliveira destacou-se. A aluna do JBV da Associação Batista Beneficente e Missionária (ABBEM) concluiu o percurso com um tempo de 3 minutos e 28 segundos. Seu tempo foi superior ao do primeiro colocado masculino, o aluno Rafael Kaique Pessoa Braulino, que completou a prova em 3 minutos e 38 segundos. O brigadista JBV do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH/CBMCE).

1º lugar feminino: Maria Eduarda de Oliveira – JBV ABBEM.

1º lugar masculino: Rafael Kaique Pessoa Braulino – JBV CTDH.

Jovem Brigadista de Valor (JBV)

Fundado em 2003 como Jovem Bombeiro Voluntário, o JBV atualmente forma adolescentes com idades entre 14 e 17 anos. O programa social, que é coordenado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), do CBMCE, tem como missão principal a formação de valores cívicos e cidadãos. Além disso, o programa promove ética e respeito cultural.

A capacitação do programa ocorre anualmente, totalizando 264 horas/aula com dois encontros semanais. Durante a formação, os jovens brigadistas adquirem noções de atendimento pré-hospitalar, além de técnicas de busca e salvamento. O curso inclui também técnicas de combate a incêndio e defesa civil, e aborda saúde e prevenção de drogas.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE

>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.