PMs participam de disciplina prática do 2º Curso de Motociclista Batedor – Raio promovido pela Aesp/CE
8 de julho de 2025 - 10:53 #2º Curso de Motociclista Batedor #AESP
Colocando em prática muito treinamento e agilidade, policiais militares cearenses participam do 2º Curso de Motociclista Batedor – CMB/Raio, que realizou uma de suas disciplinas no autódromo do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, nessa segunda-feira (8). A qualificação é promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e tem como objetivo capacitar a turma para a realização de escoltas de pessoas e de valores, além de oferecer apoio em grandes eventos esportivos, culturais e artísticos.
Com carga horária de 260 horas/aula e previsão de término para o dia 31 de julho, o curso abrange diversas disciplinas, entre elas: armamento, munição e tiro; legislação de trânsito; manutenção básica de motocicletas; segurança na pilotagem policial; pilotagem policial tática I e II; pilotagem em alta velocidade; teorias e técnicas de escolta; técnicas policiais; doutrina de emprego de motocicletas em escoltas de segurança e batedor; atendimento pré-hospitalar e treinamento físico militar.
O coordenador do curso, capitão PM Aquino, comentou sobre o curso. “É um curso realmente voltado para qualificar o policial para a atividade de escolta e batedor, que é uma das especialidades do motopatrulhamento. Nesta edição, através das disciplinas de pilotagem, técnicas policiais, tiro policial, atendimento pré-hospitalar, defesa pessoal e conteúdos teóricos voltados à atividade de escolta e batedor, pretendemos especializar ainda mais esses policiais para que, no dia a dia, eles realizem esse trabalho com mais segurança e eficiência.”
Um dos participantes é o tenente PM Alcântara, aluno 06 da turma, lotado no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Ele destacou a importância da capacitação promovida pela Aesp/CE. “É uma grande satisfação poder participar desse curso, que é promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública sob coordenação do CPRaio. Estamos revendo diversos conceitos relacionados ao policiamento com motocicletas e nos capacitando ainda mais para prestar um excelente serviço à sociedade cearense”, finalizou.