Aesp/CE inicia IX Curso de Operações Táticas Rurais nesta segunda-feira (7)

7 de julho de 2025 - 14:07 # # # # # #

Com previsão de término para o dia 9 de setembro, o IX Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar) da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (7), com a presença de 88 policiais militares, entre homens e mulheres. A qualificação é voltada para o preparo dos operadores de segurança no desempenho de ações e operações em ocorrências situadas em áreas rurais e regiões inóspitas, como, por exemplo, a caatinga do sertão nordestino.

Com 444 horas/aula, o Curso de Operações Táticas Rurais proporcionará dias desafiadores em razão do elevado nível de técnica, preparo físico e comprometimento com a missão. Entre as disciplinas, estão: abordagem policial, estudo do crime organizado, identificação de entorpecentes e explosivos, noções de off-road, noções de gerenciamento de crises, operações em plano vertical e montanhismo, sobrevivência em ambiente de caatinga, entre outras.

O coordenador do curso, capitão Edilson Queiroga, comentou sobre o preparo dos profissionais de segurança durante esse período, que deve durar, em média, 60 dias. “Nós iniciamos o curso com 88 alunos e esses alunos passarão por treinamentos que vão prepará-los para trabalhar no Batalhão Especializado de Policiamento do Interior. Essa companhia, o Cotar, é responsável pela repreensão dos crimes contra bancos, carros-fortes, esses crimes contra as instituições financeiras”, disse.

O diretor de Ensino Policial Militar da Aesp/CE destacou as dificuldades que os alunos encontrarão no decorrer do curso. “Alguns não conseguirão concluir, o que é natural. Essa capacitação começa com 88, mas não concluirá com 88. Alguém vai ficar pelo caminho. Mas isso não é motivo de desespero. Talvez, em algum dia, vocês não acordarão bem fisicamente ou psicologicamente, e isso é normal. Lembrem-se que é um curso que requer muito na parte física, na parte técnica e na parte psicológica”, finalizou.

Durante a aula inaugural, os alunos também assistiram a uma palestra ministrada pelo diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, tenente-coronel Gonçalo Eduardo Barreto de Araújo, com o tem “A Importância do Cotar no Combate aos Assaltos a Instituições Financeiras no Ceará”.