Em alusão ao Dia do Bombeiro Militar, autoridades, servidores, instituições e civis recebem honrarias no Cisp

2 de julho de 2025 - 19:48 # # # # #

Lucas Memória - Ascom SSPDS - Texto
Denilson Araújo - Ascom SSPDS - Texto

No ano em que celebra o centenário do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), a corporação realiza uma série de atividades e solenidades para relembrar a trajetória de homens e mulheres que integram ou por alguma outra circunstância fazem parte da história da instituição. Nesta quarta-feira (2), data em que é celebrado, em todo o país, o Dia Nacional do Bombeiro Militar, autoridades, servidores, instituições e civis que contribuem com a corporação no Ceará foram agraciados com honrarias em uma solenidade no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A agenda contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Alzir Chaves; do coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto, entre outros.

Mais de 70 honrarias foram concedidas. Entre os agraciados, está o governador Elmano de Freitas, que recebeu a Ordem do Mérito Dom Pedro II – grau Grão Cruz. Em sua fala, destacou os investimentos na corporação desde 2023. “Quero agradecê-los pela dedicação de suas vidas e as escolhas que os senhores e as senhoras fizeram ao exercer a profissão de bombeiro militar. Porque escolheram se dedicar para estudar e passar em um concurso de bombeiro, concretizando a sua decisão pessoal, e depois a formação e a sua dedicação a essa instituição. Daqui a pouco, nós vamos completar 100 anos. A minha missão como governador é fazer essa instituição cada vez mais forte. Nós estamos promovendo concurso para o Corpo de Bombeiros. Eu tenho absoluta convicção de que o povo do Ceará precisa de um Corpo de Bombeiros cada vez mais forte. Quando existe uma ocorrência de incêndio ou busca e salvamento, a pressão é sobre os senhoras e senhores que se dedicam dia e noite para salvar vidas. Eu tenho feito aqui um esforço para poder garantir o fortalecimento dessa instituição”, complementou o governador Elmano de Freitas.

Já o secretário-executivo da SSPDS, Alzir Chaves, recebeu a medalha Desembargador Moreira. Ele agradeceu o empenho dos bombeiros militares. “Os senhores são verdadeiros heróis no dia a dia. Os senhores estão sempre à disposição da nossa população para entregar até a sua vida se for necessário, em prol da nossa segurança. Os senhores são verdadeiros guardiões da nossa segurança, da nossa saúde. Estamos muito gratos. Continuem firmes nessa missão que abraçaram e que Deus os proteja e proteja essa corporação centenária”, disse.

A solenidade acontece na Semana de Prevenção contra o Incêndio do CBMCE, que ainda conta com atividades educativas, esportivas e culturais voltadas para a promoção da segurança e valorização da corporação. Para o coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto, é um momento de celebrar os 100 anos em que homens e mulheres trabalham arduamente em defesa da sociedade cearense. “Ao longo de sua trajetória, o Corpo de Bombeiros tem sido sinônimo de confiança, coragem e eficiência em cada emergência atendida, em cada vida preservada, em cada gesto de humanidade durante os sinistros. É com profunda gratidão que exalto, neste momento, a missão inabalável desta corporação, que vai além do combate às chamas, são os presentes também nas ocorrências de salvamentos aquáticos, em altura, resgates veiculares, ações de defesa civil, operações em desastres naturais, campanhas educativas e projetos sociais, e tantas outras, como o nosso projeto Saúde, Bombeiro e Sociedade, o qual nós temos um carinho muito grande. Atuamos na prevenção com o braço técnico do nosso Estado em sua engenharia, trabalhando com rigor e responsabilidade na análise de projetos e na verificação de edificações, assegurando que o desenvolvimento urbano caminhe em harmonia com a população”.

“Hoje é também dia de reverenciar os nossos, os que tombaram em serviço, cuja memória permanece viva nas paredes dos quartéis e nos corações dos nossos irmãos de fardas. Aos veteranos, esses abnegados homens que já foram do Corpo de Bombeiros e que hoje estão na sua reserva, nós temos maior gratidão, maior respeito a cada um dos senhores, porque se não fossem os senhores, eu tenho certeza de que a nossa instituição hoje não estaria como está, brilhante, atuando, firme e forte em cada operação”, destacou o comandante-geral do CBMCE.

Após a entrega das honrarias, a solenidade foi encerrada com um desfile em continência às autoridades, com a presença de pelotões formados por bombeiros militares, estudantes do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz e coordenadoras civis do programa Saúde, Bombeiros e Sociedade. Além dos pelotões, o momento contou com o desfile da tropa motorizada do CBMCE e um sobrevoo do helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS), pilotado pelo tenente-coronel CBMCE Nivan Girão.

Dia do Bombeiro Militar

O Decreto-lei 35.309, de 1954, instituiu o Dia do Bombeiro. O dia 2 de julho é a data em que é celebrada a Semana de Prevenção. No Brasil, o serviço do Corpo de Bombeiros surgiu em 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto para diminuição dos incêndios. Assim, se criou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho daquele ano. À época, teve seu primeiro comandante nomeado no Brasil foi o major João Batista de Morais Antas.