Curso de Socorrista Tático da Aesp/CE finaliza com a formação de profissionais do CE, AL e PE

1 de julho de 2025 - 14:19 # # # # #


Na sede da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), profissionais da segurança encerraram, nesSa segunda-feira (30), a 1ª Turma do Curso de Socorrista Tático, promovido pela instituição sob coordenação do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O momento contou com as presenças do diretor de Ensino Policial Militar da Aesp, coronel Evandro Queiroz; do subcomandante do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), tenente-coronel Eduardo Landim; e do comandante do Bepi, tenente-coronel Daniel Lima.

Com carga horária de 200 horas/aula, os participantes estudaram disciplinas como História do Atendimento Pré-Hospitalar, Anatomia e Fisiologia, Sistemas do Organismo e Sinais Vitais, Transporte de Vítimas/Desencarceramento, Abordagem em Tentativas de Suicídio, Resgate de Policial Ferido, entre outras. O curso tem como objetivo capacitar socorristas para o atendimento a vítimas em contextos táticos, promovendo a disseminação e o aperfeiçoamento de doutrinas, métodos, técnicas e táticas de atuação operacional.

O diretor de Ensino Policial Militar da Aesp, coronel Evandro Queiroz, agradeceu a presença dos familiares dos concludentes. “Gostaria de agradecer aos familiares que estão aqui dando todo o apoio. Quem já fez cursos e teve que se ausentar sabe realmente o que é o apoio familiar. Eu, por duas vezes, precisei me ausentar do estado do Ceará. Então, nesse momento em que ficamos ausentes, sentimos muito”, comentou, referindo-se ao período em que os alunos se dedicaram à capacitação promovida pela Aesp.

Entre os participantes estavam policiais militares do Ceará, de Alagoas e de Pernambuco, bombeiros militares, policiais penais e um médico perito legista, esses últimos, todos cearenses. “Quero agradecer, pois aqui temos várias instituições com o mesmo objetivo, que é valorizar a vida. E ressalto que conhecimento é para ser compartilhado”, destacou o subcomandante do CPChoque, tenente-coronel Eduardo Landim.

Durante a solenidade, os familiares entregaram os brevês aos concludentes, e um dos alunos — o médico perito legista da Perícia Forense do Estado do Ceará, Leandro Diniz — recitou um cordel:

“Primeiro curso de socorrista tático, esse turno ficou pra história.
Chegaram com a mente vazia, buscando alcançar a glória.
E a cada aprendizado adquirido, era tido como uma grande vitória.
Profissionais de segurança pública responsáveis por proteger a população,
Mas que agora conseguem ir além — salvar vidas é sua nova missão…”

Em seguida, o profissional, que também foi 3º lugar em desempenho na turma, comentou sobre a experiência de superar as dificuldades impostas pelo curso. “Foi um curso que não foi fácil, pois foram 30 dias de muito conhecimento teórico e prático, além de extenuantes atividades físicas. Concluí-lo foi uma satisfação imensa, porque nesse curso a gente aprendeu técnicas de salvamento no mar, na terra, e até mesmo no ar. Além de sermos inovadores nesse curso, agora temos também a capacidade de socorrer vítimas, seja em combate ou fora dele — sejam civis ou nossos companheiros militares”, finalizou.

>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.