SSPDS assina acordo de cooperação técnica com a Enel

4 de junho de 2025 - 18:28 # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) assinou, nesta quarta-feira (4), um acordo de cooperação técnica em prol do Ceará com a Enel Distribuição Ceará. O objetivo é formalizar a parceria entre os órgãos e fortalecer o conhecimento sobre o tema de segurança corporativa nas áreas de prevenção e combate à ilegalidade, proteção do meio ambiente e do território. Participaram do ato, o titular da SSPDS, Roberto Sá; o presidente da companhia, José Nunes; o head de security (chefe de segurança) da Enel Global, general Valerio Giardina; e o head security da Enel Brasil, Marcelo Ricardo Guedes, entre outros representantes da empresa.

De acordo com Roberto Sá, o termo assinado envolve um repasse de informações, uma colaboração com o intuito de estreitar as relações entre a pasta e a empresa para que dados estratégicos ajudem na prevenção de delitos contra a rede de energia. “Hoje nós pudemos criar uma cronologia de aperfeiçoamento do acordo para dar celeridade a essa troca de informações para que eles consigam fazer o trabalho deles e também nos ajudar, de forma que possamos preservar o patrimônio das empresas, fazendo assim com que a população seja protegida no seu direito de ter energia elétrica funcionando”, explicou o secretário.

Para o presidente da Enel, a ação reafirma a parceria da companhia com a pasta. “É de extrema importância esse acordo para o Ceará e para combatermos os temas que envolvem energia e segurança pública. O termo vai dar continuidade à parceria que já estamos construindo e que vai contribuir cada vez mais com o crescimento do Estado”, afirma José Nunes.

Também estiveram presentes na reunião o secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas, Sérgio Pereira; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Adriano Sales; o coordenador de Inteligência (Coin) da SSPDS, Nelson Pimentel; o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS; a delegada-geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Teresa Cruz; o coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento, tenente-coronel CBMCE Vanderlan Carvalho; e o chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel PMCE Cristiano Lins.

Atualmente, os órgãos já possuem um forte trabalho de combate ao furto de cabos, que tem pena prevista de um a oito anos de prisão e pode afetar o fornecimento de energia de bairros ou até cidades, prejudicar hospitais, clientes eletrodependentes, escolas, comércios e grandes indústrias. Além disso, tem alto risco de acidentes, que podem até ser fatais, colocando em risco a vida não somente daqueles que intervêm na rede de forma criminosa, mas também a população de modo geral. Outro agravante é que, durante as ações que visam a subtração dos fios de cobre, outros equipamentos também acabam sendo severamente danificados, como cruzetas, transformadores e até postes

Prisões

Como forma de combate às ações de furto de cabos, as Forças de Segurança do Ceará, com o apoio da Enel, têm intensificado os trabalhos de investigação e de inspeção em campo, realizando visitas a sucatas em todo o estado. De acordo com dados levantados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à SSPDS, de janeiro a maio deste ano, já houve 153 prisões por furto ou receptação deste tipo de material furtado no Ceará entre janeiro e maio. No ano passado, o número de pessoas presas por furto, roubo ou receptação de cabo elétrico, óptico e fio elétrico no Ceará foi de 407.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br.