Tenentes-coronéis iniciam apresentação de trabalhos de conclusão de curso na Aesp/CE para ascensão de cargo
27 de maio de 2025 - 15:44 #Coronel #CSSP #Curso Superior de Segurança Pública #PMCE #tcc #tenente-coronel
Oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) iniciaram, nesta terça-feira (27), as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso Superior de Segurança Pública 2025 (CSSP/2025), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A especialização é voltada aos tenentes-coronéis da instituição, com o objetivo de habilitá-los à promoção funcional para o posto de coronel. As apresentações seguem até a próxima quinta-feira (29), na sede da Academia, em Fortaleza.
O Curso Superior de Segurança Pública teve início em fevereiro de 2025 e conta com uma carga horária de 476 horas-aula. O diretor de Ensino Policial Militar da Aesp/CE e coordenador do curso, coronel PM Evandro Queiroz, destacou que esses profissionais estão sendo preparados para ocupar os mais altos cargos da corporação. “Alguns desses profissionais, no futuro, poderão vir a ser comandante-geral da Polícia Militar do Ceará. E o trabalho da Academia Estadual de Segurança Pública tem alta relevância na capacitação desses oficiais, que estão adquirindo novos conhecimentos a serem aplicados, em breve, na corporação. E, nisso, quem sai ganhando é a sociedade”, afirmou.
Entre as disciplinas do curso estão Gerenciamento Estratégico de Eventos Complexos, Inteligência Estratégica em Segurança Pública, Planejamento de Políticas Públicas, Tiro Policial Defensivo e Gestão de Acionamento de Aeronaves. Com isso, os tenentes-coronéis passaram por uma formação técnica, estratégica e ética integrada. “A apresentação dos trabalhos é o ato final do nosso curso. Cada aluno escolheu um tema específico, direcionado à área da segurança pública, e está defendendo seu tema perante uma banca de avaliadores. A ideia é que esse conhecimento seja aplicado na corporação”, explicou o coronel Evandro.
Um dos concludentes foi o tenente-coronel PM César Freire, que apresentou um trabalho com o tema “A Adequação das Leis Estaduais Adormecidas ou a Aplicação da Lei Federal Nº 13.954/19, com a Medida Provisória nº 2.215-10 ao Ordenamento Militar Estadual do Ceará: os possíveis resgates vencimentais para os militares do Estado”. “Com o CSSP, ganha a sociedade, ganha a Polícia Militar e ganha a Academia. Nós conquistamos, por meio deste curso, uma série de conhecimentos que vão enaltecer e melhorar a segurança pública do Estado. É um sonho concluí-lo com êxito, pois ele nos dá a possibilidade de alcançar a maior patente da instituição”, destacou.
Outro oficial que concluiu o CSSP foi o tenente-coronel Claudomiro Silva, que apresentou o tema “Análise Estratégica do Policiamento e Impacto Social na Redução da Criminalidade: Estudos de Caso no 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do Ceará”. “Para nós, é uma satisfação concluir esse curso na Aesp, que nos recepcionou muito bem com a gentileza de todos os servidores. Estamos aqui cumprindo nosso dever e procurando contribuir com a segurança pública do nosso estado”, finalizou.
>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.