40 anos do BPChoque da PMCE: atuação especializada para lidar com situações de risco e manter a ordem pública da população cearense

23 de maio de 2025 - 14:55 # # # #

Texto: Felipe Regino / Ascom SSPDS
Fotos: Cícero Oliveira / Ascom SSPDS

“Coragem, sacrifício e abnegação.” Sob esse lema, o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) atua há 40 anos protegendo a população cearense em operações especiais, controle de tumultos, patrulhamento urbano e operações rurais. Nesta sexta-feira (23), dia de aniversário da unidade especializada, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) parabeniza os bravos policiais que compõem o BPChoque.

Criado em 23 de maio de 1985 a partir da Companhia de Policiamento de Choque do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), por força da Lei Estadual Nº 11.035/1985, o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) atua como força de reação do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

A unidade especializada dispõe, atualmente, de uma frota especializada com 22 viaturas leves e oito viaturas de transporte de tropa (viaturas pesadas), que suportam suas operações, incluindo veículos de patrulha, de intervenção rápida e outros equipamentos especializados, além de possuir um forte arsenal militar com armas de última geração. O batalhão possui um efetivo de 378 policiais, que estão divididos em quatro companhias. São elas: 1ª Companhia do BPChoque/ Controle de Distúrbios Civis (CDC); 2ª Companhia do BPChoque/ Guardas e Proteção de Autoridades (GPA); 3ª Companhia do BPChoque/ Policiamento de Eventos (PE); e  4ª Companhia do BPChoque/ Policiamento com Cães (PCCães).

Para o comandante do Batalhão de Polícia de Choque, major Luiz Paulo, na unidade especializada há mais de cinco anos, fazer parte de um batalhão tão importante como o BPChoque é uma experiência muito gratificante e de grande orgulho. “O trabalho do BPChoque é extremamente importante para garantir a segurança e a paz da população cearense. Atuamos de forma dedicada para controlar situações de risco, prevenir conflitos e manter a ordem pública, especialmente em eventos de grande agitação, como jogos de futebol.”

“Essa atuação ajuda a criar um ambiente mais seguro e tranquilo para todos, promovendo a convivência pacífica e o bem-estar da comunidade. Contribuir para a segurança e a paz da população cearense é uma missão nobre, e fazer parte de uma equipe dedicada a essa causa certamente traz um sentimento de realização e responsabilidade”, ressaltou o comandante da unidade.

Segurança em grandes eventos

Com treinamento e preparação especializada para a gestão de multidões e controle de distúrbios, a atuação especializada dos policiais militares do BPChoque ganha destaque em dias de eventos religiosos, culturais, comemorativos no Ceará e, em especial, em grandes eventos esportivos. Antes da realização de grandes partidas, o BPChoque realiza diversas reuniões preparatórias com as diretorias das agremiações esportivas, com as torcidas organizadas, com os diversos órgãos públicos e com os oficiais da Polícia Militar que irão trabalhar no dia do jogo. 

Na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza e no interior do estado, a realização de partidas de futebol e de outros eventos esportivos de maior complexidade é resultado de intensos planejamentos contínuos entre as Forças de Segurança do Estado e órgãos responsáveis pelos eventos. O planejamento das missões de grandes eventos é executado pelo Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), possibilitando que os espetáculos esportivos ocorram de forma segura para todos.

Devido a incidência de confrontos entre torcidas de times e futebol rivais pelo país, diversos estados aderiram à prática de torcida única em dias de clássico (que são partidas entre dois times principais de uma cidade ou região). Com o trabalho realizado pelas Forças de Segurança do estado para promover a segurança de todas, o Ceará é um dos poucos estados do país que mantém duas torcidas em grandes partidas.

“É ótimo saber que o trabalho das Forças de Segurança, incluindo o BPChoque, tem contribuído para um ambiente mais seguro e harmonioso nos dias de jogos no Ceará. A atuação do BPChoque é fundamental nesse contexto, pois eles trabalham para garantir a segurança de todos, controlando as situações de risco, prevenindo conflitos e promovendo a ordem pública. Essa presença firme e bem coordenada ajuda a criar um ambiente onde as torcidas podem conviver de forma mais pacífica, o que certamente favorece a convivência das duas torcidas nos eventos de futebol”, destacou o comandante do batalhão, major Luiz Paulo. 

Para promover a segurança de todos os presentes em diversos tipos de eventos, a elaboração dos planejamentos operacionais e planos de ações contam com a integração entre diversos órgãos, não somente da Segurança Pública. As ações são planejadas em conjunto entre representantes da PMCE e das Forças de Segurança vinculadas à SSPDS, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), além das prefeituras municipais, órgãos de trânsito, Federação Cearense de Futebol (FCF), dos clubes envolvidos na partida e de representantes da organização dos eventos.

Companhia de Eventos

Visando proporcionar novas instalações e uma localização estratégica para os policiais que atuam em grandes espetáculos e festividades na Capital, o Governo do Ceará inaugurou, em julho do ano passado, o novo quartel da 3ª Companhia do BPChoque/ Policiamento de Eventos (PE). A nova sede, localizada no bairro Passaré, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza, passou a facilitar a logística das operações da Companhia de Policiamento de Eventos, garantindo mais conforto para a tropa.

O quartel foi instalado onde funcionou uma unidade da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), na avenida Doutor Silas Munguba, n° 5260, no bairro Passaré. O valor da obra foi de quase R$ 2 milhões. O local está em uma região estratégica, com acesso rápido à Arena Castelão, palco de grandes eventos e endereço da antiga sede da 3ª Companhia. O novo prédio da companhia conta com salas de comando, subcomando, auditório para cerca de 70 policiais, alojamentos para oficiais e praças, copa, banheiros e estacionamento.

Policiamento com Cães

A atual Companhia de Policiamento com Cães (PCCães), hoje unidade pertencente ao Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) da PMCE, iniciou em junho de 1976, na sede do então 4° Batalhão da Polícia Militar (4º BPM), por meio de uma doação de oito cães da raça pastor alemão feita pelo 23° Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro. Na ocasião, o canil passou a desempenhar as ações de cães da Polícia Militar do Ceará.

Para o trabalho da companhia, tanto os policiais militares/tutores como os agentes caninos passam por treinamento especializado. Criado há mais de 20 anos, o Curso de Cinotecnia é responsável pela formação de centenas de agentes de segurança. O treinamento tem o objetivo de transmitir todos os conhecimentos básicos necessários para tornar os alunos capazes de desenvolver funções de adestramento e condução de cães em ações e operações policiais para diversas missões de policiamento.

Além dos policiais, os cães também passam constantemente por treinamentos para o desenvolvimento e aprimoramento da técnica de faro de explosivos e entorpecentes. Com isso, a 4ª Companhia do Batalhão de Polícia de Choque, tem uma grande atuação no emprego em operações de faro, policiamento de Choque, ações em praças desportivas, dentre diversas outras atividades policiais e sociais.

>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.