Programa Moto Segura: moto roubada é recuperada e restituída ao proprietário na RMF

22 de maio de 2025 - 16:22 # # #

Com essa, cinco motocicletas foram recuperadas e entregues pelas Forças de Segurança do Estado, por meio da iniciativa do Governo do Ceará

Por meio do programa Moto Segura, iniciativa do Governo do Ceará, uma motocicleta foi recuperada nesta quinta-feira (22), em Horizonte, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25) do Estado. O veículo havia sido roubado durante a madrugada, no município de Pacajus (AIS 25).

Após receber informações via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), sobre o roubo, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) iniciou diligências na Região Metropolitana de Fortaleza. O trabalho resultou na localização do veículo, no bairro Planalto Horizonte.

Com a localização, que contou com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) e sistema Agilis, os policiais militares apreenderam o veículo e o conduziram à Delegacia de Horizonte, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) da região, onde um procedimento foi lavrado e a motocicleta foi devolvida ao dono. Esta é a quinta moto roubada, recuperada e restituída pelo programa.

O Programa

O Programa Moto Segura é uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). Os veículos que tiverem queixa de furto ou roubo na Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) são recuperados e entregues aos proprietários.

Conforme o balanço do Detran-CE, entre 30 de setembro de 2024 e 22 de maio de 2025, 3.142 cadastros foram realizados. O cadastro no Moto Segura é realizado somente por meio do aplicativo Meu Detran. A instalação do rastreador é feita em seguida. A iniciativa faz parte do Programa Ceará contra o Crime, com a finalidade de desestimular o furto e o roubo de motocicletas no Estado.

Em caso de furto ou roubo de uma motocicleta cadastrada, o proprietário realiza a ligação para a Ciops da SSPDS, pelo número 190, e informa ao teleatendente o número do seu CPF e a senha feita no momento do cadastramento. A partir desse registro, a moto passa a ser rastreada por meio do Sistema Agilis, da Ciops/SSPDS. Com o rastreamento acontecendo, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizam a abordagem da motocicleta e, em seguida, a captura do suspeito que estiver com o veículo.

>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.