Aniversário Supesp: sete anos de inovação, pesquisas e estratégias que auxiliam o combate à criminalidade no Ceará

22 de maio de 2025 - 18:37 # # #

Texto: Felipe Regino / Ascom SSPDS
Fotos: Denilson Araújo / Ascom SSPDS

Em cerimônia no Cisp, a Superintendência realizou a entrega da quarta edição da “Medalha Ordem do Mérito Supesp” e homenageou servidores e colaboradores com o “Certificado de Relevantes Serviços Prestados”

“A filha caçula é a que ilumina os caminhos dos irmãos mais velhos”. Assim descreveu o gestor da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Roberto Sá, sobre a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), que nesta quinta-feira (22), completou sete anos de existência. Em alusão a comemoração de aniversário, a Superintendência realizou, na tarde desta quinta, uma solenidade no auditório do Centro de Convivência do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

Durante a cerimônia, a Superintendência realizou a entrega da quarta edição da “Medalha Ordem do Mérito Supesp”, a mais alta honraria da instituição. A condecoração tem o objetivo de homenagear militares, civis, organizações militares e/ou civis, nacionais ou estrangeiras, que prestam ou tenham prestado serviços de relevância para a melhoria e o fortalecimento da Segurança Pública no Ceará, bem como tenham contribuído para os trabalhos da Superintendência.

Além dos prestigiados com a medalha, o órgão vinculado à SSPDS homenageou outras 10 pessoas com o “Certificado de Relevantes Serviços Prestados”, que é destinado a servidores e colaboradores do sistema de Segurança Pública cearense que tenham se destacado no decorrer da execução de suas atividades em prol da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública.

“Quando me perguntam sobre o papel da Supesp, é difícil descrever em poucas palavras, mas sempre me vem essa palavra: luz. Luz me leva a conhecimento, e conhecimento é tudo, e que embora não ocupe espaço físico, é de uma grandeza que não consegue se esconder. E assim é a nossa Supesp. Ela estando presente nas nossas discussões cotidianas sobre Segurança Pública, nos dá um norte”, destacou o secretário da SSPDS, Roberto Sá, que foi condecorado com a “Medalha Ordem do Mérito Supesp”.

Evolução e reestruturação

“Primeiramente, quero agradecer ao nosso governador Elmano de Freitas por ter tido a sensibilidade de fazer reestruturação de todas as Forças de Segurança, e a Supesp é uma delas. Nós tínhamos antes 35 servidores e, agora, vamos para 51. Com a reestruturação, também triplica a nossa responsabilidade. Agora, Dr. Roberto Sá, a gente não está mais perguntando se dá certo, nós estamos perguntando quando é que é para entregar (os estudos e as análises)”, destacou o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, durante a cerimônia de aniversário.

O que nasceu, em 2009, como uma célula de estatística dentro da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS, com um quadro formado por apenas quatro profissionais e um professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), a agora Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança (Supesp) é hoje uma referência no país no tratamento de dados, pesquisas e estudos científicos sobre Segurança Pública, análises e diagnósticos criminais.

Atualmente, a Superintendência possui em sua estrutura especialistas em setores que vão da estatística à geografia, educação, economia, sociologia, gestão pública, administração, além de mestres e doutores em setores estratégicos. Atualmente, o órgão vinculado à SSPDS é constituído por quatro diretorias, sendo elas: a Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp), a Diretoria e Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas), a Diretoria de Estatística e Geoprocessamento (Diest) e a Diretoria Financeiro Administrativa (Diaf), além da Assessoria Jurídica e da Assessoria de Desenvolvimento Institucional.

“Obviamente que cada vinculada com a sua expertise, com a sua de inteligência e também com seus setores de pesquisa enriquecem a nossa discussão. Quanto maior a discussão, maior a possibilidade de nós entendermos os fenômenos criminais e como nós podemos, com os nossos recursos, dar uma resposta. E por falar em resposta, Dr. Nabupolasar, eu quero dizer que o resultado que a gente colheu no primeiro quadrimestre, e que tem sido desafiador manter no mês de maio, tem muita participação da Supesp. Então é muito justo que o senhor diga aqui que os membros e os servidores irão participar do nosso Programa de Metas, pois são metas que todos os senhores e as senhoras nos ajudaram a alcançar”, concluiu o secretário Roberto Sá.

Tecnologia e integração

Ao longo dos seus sete anos de existência, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança (Supesp) se tornou referência pela excelência no desenvolvimento e monitoramento de programas, sistemas e tecnologias aplicadas à Segurança Pública no Ceará.

Como exemplo do investimento científico, temos o Sistema Tecnológico para Acompanhamento de Unidades de Segurança (Status), que produz as manchas criminais que auxiliam o trabalho estratégico das Forças de Segurança de diversas áreas na Capital, na Região Metropolitana de Fortaleza e nas Regiões Norte e Sul do estado.

Além do Status, a Supesp desenvolveu também o Sistema de Georreferenciamento Operacional (Sigo), usado atualmente pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS; o Copac Virtual, que é uma ferramenta on-line de gestão de demandas e geração de relatórios a partir de registros geolocalizados, feito pelos policiais militares que identificam as necessidades sociais durante seu trabalho, além dos Programas Meu Celular e Segurança no Ponto.

A superintendência também realiza a publicação periódica de estudos que norteiam as políticas públicas de Segurança Pública e auxiliam a produção de cartilhas de combate aos crimes cibernéticos e de enfrentamento ao crime contra a população LGBTQIAP+. Assim como produz dossiês e painéis dinâmicos que transpassam a área da segurança pública, auxiliando órgãos transversais como a Secretaria da Igualdade racial, a Secretaria da Diversidade, a Secretaria das Mulheres e a Secretaria dos Povos Indígenas.

Agraciados com a “Medalha Ordem do Mérito Supesp”

– Roberto de Sá, secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE);
– Roberto Alzir Chaves, secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS;
– Chagas Vieira, secretário de estado chefe da Casa Civil;
– Sinval Sampaio, coronel comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE);
– Teresa Cruz, delegada-geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE);
– Tenente-coronel PM, Alexsandro Fernandes Ferreira, chefe da Casa Militar do Estado do Ceará;
– Romeu Aldigueri, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece);
– Sandra Monteiro, secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece);
– Anthony Sthefanny, superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará;
– Avilton Júnior, coordenador executivo do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Estado do Ceará (PreVio).

Agraciados com o “Certificado de Relevantes Serviços Prestados”

– Hiro Porto, assessor Jurídico da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE);
– Coronel PM Carlos Adriano Gurgel, coordenador da Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol) da SSPDS;
– Tenente-coronel BM Francisco Vanderlan, coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) da SSPDS;
– Kélia Jácome, coordenadora da Assessoria de Comunicação (Ascom) da SSPDS;
– Antônio Matheus, estatístico da Diretoria de Estatística e Geoprocessamento (Diest) da Supesp;
– Oficial Investigador de Polícia, Rafael Barbosa, assessor da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) da Supesp;
– Flávia Braga, auxiliar administrativo da Diretoria Administrativo Financeira (Diaf) da Supesp;
– Juliana Mendes, auxiliar administrativo da Diretoria de Pesquisa (Dipas) Supesp;
– Vythorya Sales, auxiliar administrativo do Gabinete Supesp;
– Maria do Socorro Nascimento, auxiliar operacional de serviços diversos da Supesp.

>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.