Em solenidade, Aesp/CE celebra 14 anos com entrega de honrarias para autoridades
21 de maio de 2025 - 21:28 #AESP #CBMCE #Honraria #PCCE #Pefoce #PMCE #SSPDS #Supesp
Helena Ximenes e Lucas Memória- Ascom SSPDS Paulo Cavalcanti - Ascom SSPDS
Com a presença de autoridades em uma solenidade realizada nesta quarta-feira (21), a Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE) celebrou seus 14 anos de existência, com apresentações culturais e as entregas das Medalhas da Ordem do Mérito Acadêmico e Policial para personalidades que prestaram serviços relevantes para a instituição e para a sociedade em geral. O momento foi realizado no Teatro RioMar, em Fortaleza.
Durante a solenidade, o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, um dos homenageados com a honraria, destacou que a Academia forma profissionais habilitados para tomar decisões que são importantes para todos que residem no Ceará. “Existem muitas e importantes carreiras que tomam decisões extremamente relevantes. Na nossa, temos que decidir se apertamos ou não o gatilho, saber o momento certo para dar voz de prisão e conduzir à delegacia para formalizar o flagrante. A decisão de lavrar o flagrante para ratificar a decisão daquele policial que está na rua; a decisão de correr para um prédio em chamas, quando as outras pessoas estão correndo dele; a decisão de liderar. Costumo dizer que, na hora em que a maioria das pessoas está dormindo, vai ter sempre algum servidor da Segurança Pública, correndo risco, fazendo um salvamento, um resgate, em um local de crime ou combatendo um incêndio. E a academia é transversal a tudo isso. Ela forma todos, ela capacita e especializa”, explicou o gestor.
O diretor da Aesp, Leonardo Barreto, ressaltou que gerir a Academia é mais que uma função, significa também acompanhar “inúmeras histórias de superação dos nossos alunos e contribuir principalmente com o elemento fundamental, ativo, mais importante de toda e qualquer instituição, seja ela pública ou privada, notadamente das instituições policiais, sejam elas civis ou militares, que é o elemento humano. É exatamente esse elemento, os homens e mulheres que compõem as nossas instituições de Segurança Pública, é que fazem a diferença diuturnamente nas ruas aqui do nosso Estado. É o bombeiro e o policial militar, o policial civil e o perito. Um dia ele foi aluno da nossa Academia. Que brilhante é isso. E nessa noite especial temos a oportunidade de estar com esses dois mundos: os heróis da vida real, que somos nós, profissionais já formados, e aqueles que estão nos bancos da academia se preparando para enfrentar a rotina do dia-a-dia”.
A solenidade foi marcada por apresentações musicais do tenor Ricardo Máximo e da cantora Vivian Fernandez. Já a atriz-mirim e também aluna do Colégio da Polícia Militar do Ceará – General Edgard Facó, Ísis Dionísio, recitou uma poesia em homenagem à Aesp e também às personalidades agraciadas.
Em seguida, autoridades e servidores subiram ao palco para receber a Medalha da Ordem do Mérito Acadêmico e Policial, mais alta honraria da Aesp/CE, instituída em 2023, com o objetivo de condecorar civis, militares, organizações militares e instituições civis nacionais e internacionais. Entre os homenageados, o secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira, representado pelo assessor especial de Chefia de Gabinete, Gabriel Rochinha. “Essa noite é memorável. Afinal, são 14 anos de dedicação, de muito serviço demonstrado para a sociedade, formando profissionais qualificados em vários segmentos e setores. Em nome do governador [do Ceará] Elmano de Freitas, quero trazer uma palavra de gratidão a todos aqueles que fazem a Aesp e a SSPDS. A Aesp é a Academia Estadual de Segurança Pública, mas pode ser a academia da vida também. Ela forma, qualifica, mas também ensina a disciplina, o companheirismo e muitas outras questões para a vida, além do trabalho que vai ser o cotidiano daqueles que se formam”, destacou Rochinha.
Além do secretário-chefe Chagas Vieira e do secretário da SSPDS, Roberto Sá, foram homenageados com a Medalha, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Léo Couto; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), desembargador Raimundo Nonato; o secretário estadual da Infraestrutura, Hélio Winston; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Anthony Lima; o secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Sinval Sampaio; o secretário Municipal da Segurança Cidadã, coronel Márcio Oliveira; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Anthony Lima; o superintendente Regional da Polícia Federal no Ceará, José Antônio Franco – representado pelo delegado regional executivo, Mateus Arcas Lopes dos Santos; o coordenador de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil do Estado do Ceará, delegado Antônio Pastor; o diretor de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Ceará, delegado Edvando França; o diretor da Célula de Ensino Integrado da Aesp/CE e Oficial Investigador de Polícia, Renato Figueiredo; a assessora de Desenvolvimento Institucional da Aesp/CE, 3ª sargento PMCE Emanuela Pinheiro; o gerente de segurança do Shopping RioMar Fortaleza, coronel RR Joel Brasil; o advogado e ex-desembargador eleitoral do TRE-CE, Rogério Mota; e o advogado Ricardo Valente Filho.
>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.