SSPDS comemora 28 anos de história protegendo o presente e zelando pelo futuro das próximas gerações
16 de maio de 2025 - 15:37 #CBMCE #Ciops #CPRaio #PCCE #PMCE #SSPDS #SSPDS 28 anos
Do segundo andar no Palácio da Abolição até o moderno complexo do Centro Integrado da Segurança Pública (Cisp). A trajetória de 28 anos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é representada por um pavimento seguro de serviços prestados à população cearense. Como resultado do empenho dos agentes das Forças de Segurança, a SSPDS foi coroada com a união de todas as suas coordenadorias e vinculadas em um único espaço físico. O objetivo é servir com eficiência e excelência a todo o povo cearense.
“A minha palavra é de agradecimento às nossas coordenadorias e vinculadas, por termos essa parceria, esse trabalho ombreado, conduzindo profissionais do maior grau de técnico que poderíamos possuir. Quando a Secretaria celebra o próprio aniversário, ela celebra o trabalho conjunto das suas vinculadas, porque a Secretaria não existe sem esses elos que construímos no dia a dia, e também não pode existir sem a sociedade civil, que está presente aqui conosco”, destacou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, durante solenidade de abertura do Mundo SSPDS, realizado nessa quinta-feira (15), na semana de comemorações de aniversário da Secretaria.
Criada em 16 de maio de 1997, a SSPDS carrega, desde a própria fundação, o objetivo de coordenar e integrar as ações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Mais de uma década depois, surgiram a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e a Academia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp). A mais nova vinculada é a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), que completa sete anos neste mês de maio.
Falando sobre a própria estrutura organizacional, a SSPDS ainda congrega os esforços da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Cioper), Coordenadoria de Inteligência (Coin), entre outras coordenadorias e assessorias. Parte do serviço prestado ao cidadão e à cidadã é realizado com diálogo, envolvendo lideranças comunitárias do Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS), que são vinculados à Coordenadoria de Defesa Social (Codes).
As ações desenvolvidas também contam com um amplo aparato tecnológico, por meio das câmeras do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Ciops e de sistemas, como o Agilis e o Status. Hoje, o Ceará conta com mais de 4.100 câmeras de videomonitoramento espalhadas por todo o Estado, que auxiliam na captura de suspeitos de cometerem crimes e na recuperação de veículos furtados ou roubados.
Avanço para novas conquistas
Se considerássemos apenas os últimos três anos, a SSPDS tem muito o que comemorar. Para além da entrega do Cisp, foram empossados quase 2,5 mil novos agentes de Segurança e foram abertos concursos públicos para o provimento de outras 2 mil vagas. Também foram entregues 800 viaturas, que já estão à disposição da sociedade, e mais de 8 mil equipamentos foram entregues a policiais civis e militares, bombeiros militares e peritos.
Esse aparato gera resultado que beneficia toda a população cearense. Somente pelo Programa Meu Celular, os agentes das Forças de Segurança já recuperaram e devolveram mais 7.200 aparelhos. Um programa que representa o avanço que nunca para. A meta é, nos próximos anos, entregar 17 novas bases do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE e 12 novas delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).
Uma história, três prédios
Um dos primeiros funcionários da SSPDS é o sargento Rocha. Ele já servia há 30 anos no Batalhão de Segurança Patrimonial (BSP) da PMCE, quando foi escalado para trabalhar na recente Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O órgão funcionava no segundo andar do Palácio da Abolição, quando o militar foi classificado para a nova função, no dia 23 de fevereiro de 2005.
De lá para cá, muita coisa mudou. Primeiro, foi a mudança para o prédio situado na Av. Bezerra de Menezes, carinhosamente chamada pelos funcionários de “Castelinho”. A inauguração da nova estrutura da Segurança Pública, adquirida pelo Governo do Ceará, ocorreu em 29 de fevereiro de 2008, quando a SSPDS oficialmente triplicou a própria área física.
A segunda mudança só foi acontecer mais de 15 anos depois. Com o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), os prédios da SSPDS, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e da Assistência Biopsicossocial (Abips) ficaram ladeados.
Quem presenciou toda essa história desenrolar carrega na memória os antigos e novos colaboradores. De uma maneira simples, como lhe é conveniente, o sargento Rocha agradece aos amigos que construiu em mais de 20 anos de serviço dedicados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). “Eu só tenho a agradecer pela saúde que tenho e por todas as amizades que construí de lá para cá”, ressaltou emocionado.