SSPDS comemora uma firme trajetória de 28 anos ao lado do povo cearense
15 de maio de 2025 - 12:24 #28º aniversário da SSPDS #Mundo SSPDS #SSPDS
Nesta semana, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) comemora 28 anos de muito trabalho e histórias. Para celebrar o aniversário, o órgão do Governo do Ceará reúne todas as coordenadorias e vinculadas na Feira Mundo SSPDS e também oferece uma programação especial. A abertura do evento ocorreu, na manhã desta quinta-feira (15), no Centro Integrado da Segurança (Cisp) e contou com o discurso de abertura do titular da SSPDS, Roberto Sá.
“A minha primeira palavra é de agradecimento às nossas vinculadas, por termos essa parceria, esse trabalho ombreado, conduzindo profissionais do maior grau de técnico que poderíamos possuir. Quando a Secretaria celebra o próprio aniversário, ela celebra o trabalho conjunto das suas vinculadas, porque a Secretaria não existe sem esses elos que construímos no dia a dia, e também não pode existir sem a sociedade civil, que está presente aqui conosco”, saudou o secretário Roberto Sá.
O titular da SSPDS ainda aproveitou a solenidade para reforçar o anúncio da redução de 18,3% no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e de 25% no número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). “Ainda assim, sabemos que ainda há crime e estamos conscientes que o nosso trabalho precisa continuar, com mais energia e foco. Para conseguirmos manter a redução, que é um grande desafio que será vencido com o apoio do governador Elmano de Freitas e os investimentos do Governo do Ceará”, frisou.
“Para finalizar, transmito o meu máximo respeito aos profissionais das Forças de Segurança, todas eles, porque somos um único Sistema de Segurança Pública e esse sistema vive da participação de cada elo, para que, em uma única corrente, possamos levar mais Segurança às pessoas e às famílias desse maravilhoso estado”, encerrou.
Também marcaram presença no palco: os secretários-executivos da SSPDS, Roberto Alzir, Sérgio Santos e Adriano Sales; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Sinval Sampaio; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), Leonardo Barreto; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; e o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa.
Feira Mundo SSPDS
São 10 espaços temáticos espalhados pelo térreo do bloco da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips/ SSPDS). Entre as principais atrações do evento está a exposição da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops /SSPDS). Ela dispôs de um helicóptero para apresentar o trabalho dos agentes das Forças de Segurança do Estado no combate à criminalidade, em operações de resgate e socorro e também no combate aos incêndios.
“Para nós, é um imenso orgulho apresentar o trabalho da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer)”, pontua o comandante da coordenadoria, o coronel Marcos Costa. “As nossas aeronaves, normalmente, são vistas há algumas centenas de metros de altura. Então, dificilmente a população tem a oportunidade de se aproximar da aeronave, de tirar uma foto, de entrar nela, tirar dúvidas conosco e matar a curiosidade com relação ao próprio equipamento e às operações nas quais trabalhamos”, cita.
Mesmo com a presença de um equipamento tão grande, o que chamou a atenção de Sérgio Loran, aluno do 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó, foi o estande da PMCE. Ele é filho de um subtenente que integra o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e, ainda assim, ficou impressionado com a quantidade, a variedade e a complexidade dos armamentos expostos na feira. “Sou muito fã da polícia e estou aproveitando essa chance para entender mais como é dentro da PM, já me preparando para o futuro”, garantiu.
“O que eu aprendi foi como não cair nos golpes da internet. Eu nunca tinha ouvido falar disso e aprendi que você precisa ´ficar esperto´”, complementa Miguel Artur, de 11 anos, aluno do do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, ao visitar o estande da Polícia Civil. “Primeiro, precisa ver o que está acontecendo. Em vez de ficar nervoso, você tem que pensar. E, com toda certeza, vou ensinar aos meus amigos, aos meus pais e as pessoas da minha família, tudo o que aprendi aqui. Para que eles não sofram com isso, né?”.
Por outro lado, a estudante do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), Mariana Souza, ficou impressionada com o que foi exposto e com tudo o que aprendeu no estande da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). “Todos os materiais que eles expõem lá, e tudo muito bem organizado, me interessou muito”, reforça. “Tem várias áreas em que você pode atuar (como perita) e cada coisa tem muitos detalhes”, relatou a experiência de ver de perto o que ela só tinha acompanhado em séries de TV.
Programação especial
A comemoração dos 28 anos da SSPDS é um evento ainda maior. A programação montada pela Coordenadoria de Gestão das Pessoas (Cogep) da SSPDS incluiu ainda, pela manhã, um animado aulão do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade do CBMCE e uma apresentação do canil da PMCE. Também estão previstos passeios de cavalo pelo Regimento de Polícia Montada (RPMont) da PMCE e a experiência de descer uma tirolesa montada pelos bombeiros militares.
Quem ainda não tirou a nova Carteira Nacional de Identidade (novo RG), vai poder contar com o serviço oferecido pela Coordenadoria de Identificação Humana e Perícia Biométricas (CIHPB) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O atendimento para emissão de 200 documentos necessita que os interessados, público externo e servidores e colaboradores da SSPDS, apresentem a Certidão de Nascimento ou Casamento, CPF e comprovante de endereço.
Se o objetivo de quem frequenta a Feira Mundo SSPDS for apenas relaxar e cuidar da saúde, outras opções para o público são aferição de pressão arterial e glicemia, atendimento de fisioterapia e avaliações nutricionais e físicas. As opções montadas pela Abips incluem ainda escalda-pés, escovódromo, jogos e espaço instamagrável. “Convidamos a todos a visitarem a Feira Mundo SSPDS e também conhecerem a área da Abips. O nosso mote é cuidar de si é um ato que você escolhe, unidos na missão cuidando das vidas que protegem”, conclui.
Encerramento, Galeria e Medalha
Iniciada com o torneio de futebol masculino e feminino, que aconteceu de segunda (12) a quarta-feira (14), a Copa Futseg, a programação comemorativa do aniversário dos 28 anos da SSPDS encerra nesta sexta-feira (16). Às 15h30, será entregue a Galeria de Secretários, uma homenagem com fotos do atual e de todos os ex-secretários da SSPDS. Após a solenidade, a pasta promove a entrega da Medalha General Assis Bezerra e dos certificados de Relevantes Serviços Prestados aos profissionais do Sistema de Segurança, que se destacaram em suas funções, além de pessoas que contribuem com trabalho da SSPDS.
A honraria Medalha General Assis Bezerra foi instituída como a maior condecoração da pasta a partir do decreto de n° 28.451 de 1° novembro de 2006. A medalha foi criada para distinguir pessoas e entidades civis ou militares, bombeiros militares, servidores da Pefoce, policiais civis e militares, que, comprovadamente, tenham colaborado de forma emérita para o desenvolvimento das atividades próprias da SSPDS.
Copa Futseg
Na 4ª edição da Copa FutSeg, que aconteceu de segunda (12) à quarta-feira (14), 14 times disputaram as medalhas de ouro, prata e bronze nas modalidades masculino e feminino. Em 2025, os times masculino da PMCE e feminino da PCCE subiram no ponto mais alto do pódio e puderam soltar o grito “é campeão”. A competição marca a integração das Forças de Segurança do Estado.
SERVIÇO
28º aniversário da SSPDS
Exposição Mundo SSPDS – Aberto ao Público
Data: 15 de maio de 2025
Horário: a partir das 9h
Local: Centro Integrado de Segurança Pública – Cisp (Av. Aguanambi, S/N, Aeroporto – Fortaleza – CE)