Simulação de perícia em local de crime é atração do Mundo SSPDS

15 de maio de 2025 - 18:55 # # # #

Em comemoração aos 28 anos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o público da Feira Mundo SSPDS teve a oportunidade de acompanhar, na tarde desta quinta-feira (15), uma simulação de perícia em local de crime. Durante a demonstração, as pessoas puderam ver de perto o trabalho da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e as explicações sobre cada fase do levantamento de vestígios, desde a abordagem inicial até a coleta de evidências.

Na apresentação, a equipe da Pefoce simulou uma ocorrência com um veículo que teria envolvimento com um homicídio. Segundo o coordenador de Perícia Criminal, Douglas Duque, a atividade mostrou à sociedade como a Pefoce atua junto à investigação. 

“Mostramos desde a identificação de vestígios biológicos como suor, saliva e sangue, assim como vestígios papilares, que muitas vezes encontramos em locais de crimes de forma não visível e tornamos visível para fazer análise posterior em laboratório. Em seguida, passamos um pouco sobre a importância do isolamento do local de crime, onde a população deve evitar tocar nos materiais, nos vestígios, pois pode contaminar a cena e acabar interferindo na investigação”, explicou Duque. 

O público presenciou como é feito o levantamento papiloscópico, ou seja, a coleta de impressões digitais, e a coleta de vestígios biológicos. Além disso, a equipe da Pefoce demonstrou como são verificados os elementos balísticos e de materiais que possam interessar ao laboratório forense, como drogas, ou até mesmo garrafas e outros objetos.

Para o auxiliar de perícia Felipe Augusto, que participou da simulação, a intenção é que as pessoas percebam que a Pefoce tem conhecimento suficiente para indicar a autoria de um crime. “Queremos mostrar a importância do trabalho da perícia na indicação da autoria do fato, para que possamos dar uma resposta justa para a sociedade”, destacou.

A estudante Yasmin Sousa, de 18 anos, que assistiu com atenção a apresentação, afirmou que se sentiu dentro da ocorrência. “São boas informações principalmente para quem quer seguir a carreira militar, pois você acaba conhecendo mais sobre o que você pode fazer no futuro. Foi uma experiência incrível”, disse ela, que é aluna do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB).

>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.