Animais das Forças de Segurança apresentam suas habilidades para o público durante o 28° aniversário da SSPDS
15 de maio de 2025 - 17:49 #28 aniversário SSPDS #Cães #Canil #CBMCE #Mundo SSPDS #PMCE #RPMont
Texto: Adriely Viana / Ascom SSPDS Fotos: Paulo Cavalcanti / Ascom SSPDS
Os animais que atuam junto aos profissionais das Forças de Segurança do Ceará são exemplos de capacidade e eficiência. Seja auxiliando algum resgate, combatendo à criminalidade ou prestando apoio terapêutico, eles se destacam em seus serviços. Presentes na Polícia Militar do Ceará (PMCE), no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e na Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), os animais receberam a atenção de quem marcou presença na comemoração do 28º aniversário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nesta quinta-feira (15).
Cavalaria da PMCE
Os passeios a cavalo, que marcaram a abertura do evento, foram realizados pelo Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e estavam abertos ao público geral. O cabo Nadson, integrante do RPMont da PMCE, comentou sobre o apoio dos cavalos no cotidiano da corporação. “Nossos animais atuam no patrulhamento de rotina e em operações. Além desse policiamento, também estão presentes nos nossos projetos sociais, que são voltados para o atendimento da população”.
“Dentre os projetos, contamos com a equoterapia, que é um momento terapêutico que atende pessoas com deficiências, neurodivergentes, entre outros. E com o projeto ‘Cavaleiros do Futuro’, onde atendemos a população que mora próxima à Cavalaria, com instruções de equitação e outros benefícios”, explica.
Para a estudante Maria Alice de Oliveira, de 18 anos, a oportunidade de poder interagir com os animais tornou a experiência de participar do Mundo SSPDS ainda melhor. “Acho que os animais têm esse poder de ajudar no dia a dia e tornar tudo ainda mais agradável. Saber que alguns desses animais são utilizados para ajudar no bem-estar das pessoas é sensacional.
PMCE
O Batalhão de Policiamento de Choque (CPChoque) da PMCE realizou a primeira apresentação com a Companhia de Policiamento com Cães (CPCães). Conforme o sargento PMCE Fabrício, os cães participaram de diversas apreensões de drogas. “O trabalho desenvolvido pelos cães, juntamente com os policiais, favorece o combate à criminalidade diariamente”, apontou.
O público acompanhou a demonstração da cadela Hera na busca por entorpecentes e do cão Black, no seguimento dos comandos de treinamento. Para além do apoio prestado diariamente, os cães também atuam com trabalho social, em apresentações e terapias com o público. Um exemplo é o cão Ikki, que fez a felicidade de quem estava na apresentação. Dona Fátima, que faz parte do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade, do CBMCE, contou que já participou de outras edições do Mundo SSPDS. “Sempre tento participar desses eventos porque reconheço e valorizo o trabalho desses profissionais. E, hoje, ter visto os cachorros e seus talentos foi uma animação extra!”, comentou.
PCCE
No período da tarde, a apresentação ficou por conta dos policiais civis da Delegacia de Narcóticos (Denarc), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). O cão farejador Shiryu, especialista na detecção de entorpecentes, mostrou ao público suas habilidades em uma simulação de localização de drogas. “O Shiryu já prestou apoio à diversas operações das Forças de Segurança, já atuou na busca por drogas em rodovias, terrenos baldios e em diversos locais do Estado, seja Capital, Região Metropolitana ou Interior”, comenta o oficial investigador Nikson.
Para Maria Eliane e os jovens Sarah Brasileiro e Marcelo Gurgel, acompanhar a apresentação foi uma experiência divertida. “Além de aproveitarmos os serviços disponibilizados para a população, também ficamos sabendo mais sobre esse tipo de atuação da polícia e como é importante”, explicou Maria Eliane.
CBMCE
A apresentação final foi realizada pela Companhia de Busca com Cães (CBCães) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Com quatro cadelas fêmeas, sendo uma já formada e outras três em treinamento, o público pode conhecer as formas de atuação desses agentes caninos na busca e resgate de vítimas.
O comandante da CBCães, capitão Eliomar, explicou ao público a importância dos cães para as ações de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros. “Nossos cães são treinados para localização de vítimas, sejam pessoas que se perderam na mata ou vítimas de desastre. Esses animais são treinados para que durante as ocorrências , através do seu faro, eles possam localizar a vítima. Assim, seguimos com o resgate”, finalizou.
>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.