Mundo SSPDS: Pefoce realizará emissão da Carteira Nacional de Identificação (CIN); saiba como participar
14 de maio de 2025 - 14:32 #28º aniversário da SSPDS #Carteira Nacional de Identificação (CIN) #Emissão de documento #Mundo SSPDS
Texto: Lucas Memória / Ascom SSPDS Arte: Leandro Vagner / Ascom SSPDS Fotos: Arquivo Ascom SSPDS
A primeira via do documento, em papel de segurança, é gratuita
Em alusão ao 28º aniversário, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realiza a 4ª edição da feira “Mundo SSPDS”. Na programação, aberta para a população em geral, servidores e colaboradores do órgão, será realizado um mutirão para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A emissão será realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) nesta quinta-feira (15) e na sexta-feira (16), para o público externo e interno, respectivamente.
No primeiro dia de emissão serão disponibilizadas 100 fichas para o público externo. Serão 50 emissões pela manhã e outras 50 emissões no período da tarde. Já no segundo dia, serão disponibilizadas mais 100 fichas para servidores e colaboradores da SSPDS e de suas vinculadas.
A emissão está a cargo da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB/Pefoce), sendo que a primeira via do documento, em papel de segurança, é gratuita.
Confira a programação completa da 4ª edição do Mundo SSPDS, aqui.
Sobre a CIN
A CIN é um documento seguro, com versão digital e possui padrão e número único nacional, que é a numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, tem um fluxo oficial de emissão e de dados de identificação em todo o país, suspendendo, assim, o uso de informações divergentes ao identificar o cidadão. A primeira via do documento, em papel de segurança, é gratuita para todos.
Ainda entre suas inovações, a Carteira de Identidade Nacional possui um QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone – MRZ (Zona Legível por Máquina), que possibilita sua utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países. A versão digital da Carteira de Identidade Nacional fica disponível no aplicativo GOV.BR.
Documentação necessária
Se solteiro(a):
– Original ou cópia autenticada em cartório da Certidão de Nascimento ou arquivo digital em, PDF, com a Certidão emitida por cartório ou através do registrocivil.org.br;
– CPF – se tiver inscrição. Caso não tenha, será inscrito na solicitação da CIN;
– Comprovante de endereço.
Se casado(a), separado(a), divorciado(a) ou viúvo(a):
– Original ou cópia autenticada em cartório da Certidão de Casamento, com as devidas averbações. Ou arquivo digital em PDF, com a Certidão emitida por cartório ou através do registrocivil.org.br;
– CPF – se tiver inscrição. Caso não tenha, será inscrito na solicitação da CIN;
– Comprovante de endereço.
Opcional a inclusão de:
CNH, CTPS, PIS/PASEP, Título de Eleitor, Cartão Nacional de Saúde, Carteira Profissional de Ordem ou Entidade de Classe.
– Basta apresentar os originais dos documentos:
Tipo Sanguíneo e Fator Rh, Condições Específicas de Saúde e Símbolo de Pessoa com Deficiência – PCD podem ser incluídos, bastando a apresentação de Laudo Médico contendo o CID e do Exame (tipagem sanguínea)
Serviço
Mutirão para emissão de CIN
Centro de Convivência do Centro Integrado de Segurança Pública – CISP
Av. Aguanambi, s/n – Aeroporto, Fortaleza – CE
Sala de reunião da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips).