Ceará encerra 1º quadrimestre de 2025 com reduções nos índices de mortes violentas e roubos; resultado favorece Misp
14 de maio de 2025 - 16:47 #AESP #CVLIs #CVPs #Governo do Ceará #Misp #PCCE #Pefoce #PMCE #Supesp
Lucas Memória- texto - Ascom SSPDS Denilson Araújo - fotos - Ascom SSPDS
Durante a apresentação dos resultados do Misp, o governador Elmano de Freitas destacou
os indicadores do período, que teve a maior redução de mortes violentas dos últimos sete quadrimestres,
além da maior redução de roubos da série histórica
O Ceará encerrou o primeiro quadrimestre de 2025 com redução de 18,3% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e de 26,8% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), como são tipificadas as mortes violentas e os roubos, respectivamente. Os indicadores foram extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e divulgados, nesta quarta-feira (14), pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas. O balanço foi divulgado durante a apresentação dos resultados do primeiro ciclo do Programa de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), em evento no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
Misp
Durante o evento, o governador Elmano anunciou o resultado do primeiro ciclo do Misp. Considerando as metas de redução de 11% nos CVLIs e 15% nos CVPS, os dois indicadores estabelecidos foram alcançados pelas Forças de Segurança, no estado e em todas as regiões. Já considerando o Índice de Laudos Produzidos (ILP) pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce), a meta de aumentar em 8,5% a produção dos documentos foi alcançada no Estado, em Fortaleza e Região Metropolitana e no Interior Sul. Por fim, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) alcançou as metas na proporção de atendimentos às ocorrências de incêndio, certificações de conformidade emitidas e vistorias realizadas.
Com as metas alcançadas no 1º ciclo do Programa, cerca de 25.132 servidores das Forças de Segurança serão beneficiados com valores. Para isso, o Governo do Ceará investirá R$ 45.421.400,00, no pagamento do bônus pelo alcance dos objetivos. O Misp também considera que o cumprimento dos indicadores estratégicos terão reflexo na progressão funcional dos servidores das Forças de Segurança do Ceará, a cada ciclo quadrimestral. Na PMCE e no CBMCE, o cumprimento das metas a cada quatro meses por Área Integrada de Segurança (AIS), região e Estado, pode resultar em até 30 pontos para os militares lotados em unidades operacionais e de policiamento especializado. Já para os servidores lotados em serviços administrativos, o alcance das metas resultará em 16 pontos.
Para o governador do Ceará, Elmano de Freitas, os resultados são animadores e estimulam os investimentos e o trabalho das Forças de Segurança do Estado. “Estamos no caminho certo e seguiremos investindo, fazendo concursos para as forças, para ter ainda mais presença de policiais nas ruas, mais investigação, produção de laudos e combate a incêndios, entre outras ocorrências. O resultado é animador para que a gente trabalhe ainda mais. Seguimos intensificando as ações com mais policiais militares, mais policiais civis, mais bombeiros militares, mais peritos forenses, mais estrutura para a Supesp e para a Aesp. Investindo, conseguimos enfrentar esses grupos criminosos”.
O sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), instituído pela Lei nº 19.178, de 27 de fevereiro de 2025, visa reduzir os índices estratégicos de criminalidade e defesa social por meio da colaboração integrada entre profissionais da segurança pública. Em virtude da lei ter entrado em vigor no final de fevereiro, excepcionalmente, este primeiro ciclo leva em consideração os indicadores de março e abril. Os ciclos subsequentes serão de quatro meses. O Misp compõe uma das estratégias do Programa Ceará Contra o Crime, do Governo do Estado do Ceará.
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou o empenho dos homens e mulheres que fazem parte das Forças de Segurança e reforçou o diálogo com órgãos aliados, além do suporte da tecnologia no combate à violência. “Fazemos acordos de cooperação técnica, colocamos reconhecimento facial na Arena Castelão. Toda a possibilidade de tecnologia, caso se mostre efetiva, vamos utilizar. Temos o empenho das nossas Forças de Segurança e aliado a isso, temos um trabalho de inteligência, por exemplo, que é exemplar para o Brasil. Neste momento, aqui no Cisp, estamos fazendo o terceiro encontro da Rede Recupera. É uma rede do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e eu ouvi ontem do secretário em exercício, que somos referência na recuperação de ativos. Então a gente tem, aqui no Ceará, profissionais do mais alto gabarito”.
Crimes Violentos Letais Intencionais
Considerando os CVLIs, foram 208 crimes a menos, em comparação entre os primeiros quadrimestres de 2025 e 2024. Nos quatro primeiros meses deste ano, aconteceram 931 mortes violentas, contra 1.139 ocorrências no primeiro quadrimestre do ano passado. Este é o melhor resultado do primeiro quadrimestre, considerando o mesmo período nos últimos sete anos.
O resultado positivo se estende a todas as regiões cearenses, no período. Em Fortaleza, a diminuição ficou em 12,8%, com 265 registros nos quatro primeiros meses de 2025, contra 304 ocorrências no ano passado. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a redução dos casos ficou em 25,1%, com 251 ocorrências de janeiro a abril deste ano, contra 335 casos no mesmo período do ano passado. Já nos municípios que fazem parte do Interior Norte e Interior Sul, a redução do quadrimestre ficou em 14,5% e 20,1%, respectivamente. Enquanto no Interior Norte foram 236 registros em 2025 contra 276 mortes violentas no ano passado, o Interior Sul teve 179 ocorrências, contra 224 homicídios no primeiro quadrimestre de 2024.
Os indicadores da Supesp ainda apontam redução de 36,9% nos CVLIs ocorridos em abril de 2025 em todo o Ceará. Com 202 mortes no período, contra 320 registros no mesmo mês de 2024, este foi o melhor resultado desde outubro de 2019, quando 176 homicídios aconteceram. Todas as regiões cearenses tiveram redução. Em Fortaleza, essa diminuição ficou em 28,4%, com 58 ocorrências em abril deste ano, contra 81 mortes violentas no quarto mês de 2024. Na Região Metropolitana, os levantamentos da Supesp apontam uma redução de 36,5% nos CVLIs ocorridos em abril de 2025. Foram 66 casos contra 104 ocorrências no mesmo período, no ano passado. Nos municípios que fazem parte do Interior Norte e Interior Sul, as reduções ficaram em 44% e 40%, respectivamente. No Interior Norte, foram 42 ocorrências em abril de 2025, contra 75 homicídios no quarto mês do ano passado. Por fim, no Interior Sul, foram 36 casos em abril de 2025, contra 60 casos em abril de 2024.
Roubos
O 1º quadrimestre de 2025 foi encerrado com a diminuição de 26,8% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), como são tipificados os roubos. Ao todo, foram 3.488 ocorrências a menos, na comparação com os dois períodos. Nos quatro primeiros meses de 2025, foram registrados 9.520 roubos. Já de janeiro a abril do ano passado, foram 13.008 procedimentos registrados. Levando em consideração os meses de abril, este foi o melhor resultado da série histórica, iniciada em 2015.
Por região, Fortaleza teve uma redução de 29,5% no período. Com 2.693 ocorrências a menos, a cidade registrou 6.435 CVPs no primeiro quadrimestre de 2025, contra 9.128 roubos no ano passado. Já na RMF, a redução ficou em 16,8%, com 1.735 CVPs neste ano, contra 2.085 CVPs no mesmo período, em 2024. O Interior Norte e o Interior Sul tiveram redução de 25,1% e 24,4%.
Considerando apenas o mês de abril de 2025, a redução no Ceará ficou em 25,6%, com 2.424 casos neste ano, contra 3.258 casos no ano passado. Em Fortaleza e na Região Metropolitana, os indicadores da Supesp apontam redução de 23,9% e 29,7%, respectivamente. Na capital, foram 1.682 procedimentos registrados no quarto mês de 2025, contra 2.211 ocorrências em abril do ano passado. Já na RMF foram 415 casos em abril de 2025 contra 590 procedimentos em abril de 2024. Os municípios que fazem parte do Interior Norte e Interior Sul tiveram reduções de 25,4% e 31,8%, respectivamente. Enquanto a primeira região, foram registradas 179 ocorrências em abril de 2025 contra 240 ocorrências no ano passado, a segunda região teve 148 registros de roubo no quarto mês de 2025, contra 217 registros no mesmo período, em 2024.
Reunião do Misp
Apresentar os resultados positivos dos quatro primeiros meses de 2025 e ampliar a integração entre os órgãos. Esses foram os principais objetivos da primeira reunião de nível I do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp). O encontro de alinhamento, que faz parte de uma iniciativa do programa Ceará Contra o Crime do Governo do Ceará, ocorreu nesta quarta-feira (14), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
Com o objetivo de reduzir ainda mais a violência e a criminalidade e melhorar a produtividade, além de ampliar a integração entre os órgãos, o Misp foi sancionado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, em fevereiro deste ano. Nesta quarta-feira (14), foram apresentados os resultados dos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) que alcançaram redução em todo o estado, no primeiro quadrimestre de 2025.
Integração
A reunião ocorreu durante todo o dia e, além das presenças do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do secretário da SSPDS, Roberto Sá, o encontro contou também com a participação dos secretários-executivos de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chaves; de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira; de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano Sales; do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Sinval Sampaio; do delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; do superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa; do coordenador da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, Nelson Pimentel; do coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Harley Filho, além de representantes das Forças de Segurança.
Site
No site da SSPDS, foi desenvolvida uma aba com os atos normativos, metas, plano de ação, calendários e um espaço reservado para as perguntas frequentes relacionadas ao Misp. A aba está disponível na parte superior do site.