Em reunião na sede da SSPDS, novas células especializadas da Codes discutem o fortalecimento e apoio aos projetos sociais
12 de maio de 2025 - 18:09 #Codes #Codes/SSPDS #segurança #SSPDS
Com o objetivo de fortalecer a prevenção à violência e potencializar os projetos sociais das Forças de Segurança, a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promoveu uma reunião com os gestores das novas células da coordenadoria, os gestores da pasta e representantes dos órgãos vinculados à SSPDS. A reunião ocorreu na semana passada na sede da SSPDS, que fica no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
Visando ampliar a proteção de grupos vulnerabilizados, a Codes/SSPDS, coordenada pelo tenente-coronel Weibson Braga, passou a contar com a Célula de Proteção à Mulher, a Célula de Grupos Vulneráveis e a Célula de Integração Comunitária. A criação das estruturas especializadas surgiu após o governador do Ceará, Elmano de Freitas, assinar sete decretos para a regulamentação e a reestruturação das Forças de Segurança do Ceará.
Durante o encontro, o secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou a importância da atuação policial de forma preventiva, ressaltando o trabalho das coordenadorias e células de combate aos crimes contra grupos vulneráveis de uma forma mais presente com a comunidade. “Queria dizer aqui que, para mim e para nós da secretaria, essa prevenção tem a mesma importância da ação repressiva. E talvez até tenha uma dimensão muito maior em contribuir para que a gente tenha menos ações repressivas, mas não devem ser o único recurso ou a ação que vai resolver tudo”, pontuou o secretário Roberto Sá.
Além dos secretário da SSPDS, Roberto Sá; e do secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chaves, participaram da reunião: o comandante do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), tenente-coronel Mendes; a diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), delegada Janaína Braga; o comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), tenente-coronel George Girão; a coordenadoria da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), perita legista Ana Leopoldina; a gestora da Célula de Formação Policial Civil da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), delegada Joseanna Carla; e a diretora de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (DIPAS) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Juliana Barroso.