Profissionais de segurança concluem Curso de Gestão de Conflitos realizado em parceria pela Aesp/CE, SSPDS e TJCE
9 de maio de 2025 - 14:32 #AESP #Capacitação #PARCERIA #SSDSP #TJCE
O Curso de Gestão de Conflitos e Práticas Autocompositivas, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), teve seu encerramento nesta quinta-feira (8), na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).
Estiveram presentes o supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Lucídio Queiroz; o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto; e os oficiais da Assistência Militar do TJCE, tenente-coronel PM Álvaro Coelho e tenente-coronel BM Erle Menezes.
Ao todo, foram formados 30 profissionais de segurança das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Perícia Forense e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Todos obtiveram conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de gestão de conflitos, comunicação não verbal, conciliação, mediação e negociação. O curso foi realizado entre os dias 5 e 8 de maio, com carga horária total de 40 horas-aula.
Em sua fala, o desembargador Lucídio destacou a importância da capacitação para as mudanças nas políticas públicas de segurança. “Onde está o segredo para as políticas de segurança? Muita gente, às vezes, critica meu posicionamento, mas é exatamente na capacitação dos agentes de segurança”, enfatizou.
Já o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, agradeceu pela parceria com o TJCE. “Quero externar o nosso profundo agradecimento ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, à Esmec, ao Nupemec e ao corpo docente deste curso. Aproveito a oportunidade para dizer que, desde 2023, já realizamos mais de 18.400 capacitações dessa natureza, graças ao estabelecimento de parcerias interinstitucionais”, afirmou.
O orador do curso, sargento PM João Neto, comentou sobre as experiências vivenciadas durante os quatro dias. “Tivemos, nesta semana, momentos excelentes para nos conhecermos, para compartilharmos nossas sensações e sentimentos. Com acesso a essas técnicas, voltaremos para nossas instituições muito diferentes, a partir daquilo que vivenciamos aqui”, declarou.